A solicitação do meio e a construção das estruturas do pensamento operatorio em crianças com dificuldades de aprendizagem de letura e escrita
Katiuska Marcela Grana
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP G762s
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
69f.
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
São inúmeros os casos de crianças diagnosticadas com dificuldades de aprendizagem e que assumem sozinhas, a responsabilidade por não conseguirem compreender os conteúdos escolares. Geralmente, isso ocorre porque o ambiente escolar não lhes oferece os estímulos necessarios para que elas superem tais...
Ver mais
São inúmeros os casos de crianças diagnosticadas com dificuldades de aprendizagem e que assumem sozinhas, a responsabilidade por não conseguirem compreender os conteúdos escolares. Geralmente, isso ocorre porque o ambiente escolar não lhes oferece os estímulos necessarios para que elas superem tais dificuldades e tenham um rendimento escolar satisfatório. Participaram desta pesquisa tres crianças que procuraram o Laboratorio de Psicologia Genetíca (FE/UNICAMP) com queixas de dificuldades de aprendizagem, principalmente, no que se refere ao processo de construção do sistema escrito. Na primeira fase do estudo, tais crianças foram avaliadas quanto ao nível de desenvolvimento cognitivo atraves das Provas para o Diagnostico do Pensamento Operatório, elaboradas por Piaget, e quanto ao nivel de representação do sistema escrito, com base nos estudos de Emilia Ferreiro e seus colaboradores. Os resultados encontrados na Prova para Diagnostico do Pensamento Operatório evidenciaram que os três sujeitos estavam em transição entre o período pre-operatório e o período operatorio concreto e, com relação a representação do sistema escrito, dois sujeitos apresentaram escrita silabica e um sujeito apresentou escrita silabico-alfabetica. Na segunda fase, as crianças participaram de intervenção pedagogica fundamentada no processo de Solicitação do Meio, desenvolvido por Mantovani de Assis (1976). Considerando que a aprendizagem depende das estruturas de pensamento que o sujeito dispõe para compreender aquilo que a escola ensina, a intervenção pedagogica da qual as crianças participaram teve por objetivo favorecer a construção das estruturas lógicas elementares que são necessarias para que as crianças consigam superar as dificuldades apresentadas
Ver menos
A solicitação do meio e a construção das estruturas do pensamento operatorio em crianças com dificuldades de aprendizagem de letura e escrita
Katiuska Marcela Grana
A solicitação do meio e a construção das estruturas do pensamento operatorio em crianças com dificuldades de aprendizagem de letura e escrita
Katiuska Marcela Grana
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra