O primeiro universitario da familia : caracteristicas e experiencias na educação superior
Ruth Garcia Freaza
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP F87p
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
96 f.
Orientador: Soely Aparecida Jorge Polydoro
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: As instituições de ensino superior recebem estudantes com as mais diversas características, entre eles, os estudantes de primeira geração, definidos como aqueles cujos pais não cursaram o ensino superior. Segundo estudos internacionais, comparados aos estudantes cujos pais fizeram graduação,...
Ver mais
Resumo: As instituições de ensino superior recebem estudantes com as mais diversas características, entre eles, os estudantes de primeira geração, definidos como aqueles cujos pais não cursaram o ensino superior. Segundo estudos internacionais, comparados aos estudantes cujos pais fizeram graduação, os estudantes de primeira geração normalmente são acadêmica e psicologicamente menos preparados para o enfrentamento das demandas da formação superior. Portanto, para compreender os universitarios, nos necessitamos entender como interagem com a universidade; como enfrentam seus desafios em uma perspectiva acadêmica, afetiva, social e vocacionai. A primeira parte deste estudo objetivou ídentificar e caracterizar ingressantes de primeira geração de cursos de graduação de uma universidade pública do Estado de São Paulo em termos de suas caracteristicas pessoais, aspectos ligados ã família, história académica anterior, características da escolha de curso e instituição. Os dados de caracterização destes estudantes, concedidos pela Comissão de Vestibulares da universidade, foram analisados e comparados com os dos estudantes cujos pais tinham experiencia na educação superior. Os resultados mostram que no ano de 2003 houve um número representativo de estudantes de primeira geração (n= 840; 29,2 % dos 2877 matriculados). Estes eram em sua maioria do sexo masculino (60,35%), tinham de 17 a 20 anos (62,14%) e eram solteiros O nível de instrução dos pais era principalmente o ensino medio completo (pais maes A segunda parte procurou conhecer atraves dos proprios estudantes de primeira geração, suas especificidades quanto a sua integração académica por meio de uma entrevista. Os resultados obtidos atraves das falas dos estudantes de primeira geração revelaram pontos a serem trabalhados para que estes possam prosseguir academicamente com sucesso. Este estudo pode contribuir para programas de intervenção visando a maior integração dos estudantes de primeira geração no ensino superior
Ver menos
O primeiro universitario da familia : caracteristicas e experiencias na educação superior
Ruth Garcia Freaza
O primeiro universitario da familia : caracteristicas e experiencias na educação superior
Ruth Garcia Freaza
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra