A aprendizagem do judo por pessoas deficientes visuais
Andrea Daniela Rodrigues
TCC
Português
TCC/UNICAMP R618a
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
66 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Averiguar como se dá o processo de aprendizagem do Judô por Pessoas Deficientes Visuais, em relação ao vidente, é o objetivo central desse trabalho, baseado em uma pesquisa de revisão bibliográfica e em uma pesquisa de campo, cujos dados foram obtidos por entrevistas e observação...
Ver mais
Resumo: Averiguar como se dá o processo de aprendizagem do Judô por Pessoas Deficientes Visuais, em relação ao vidente, é o objetivo central desse trabalho, baseado em uma pesquisa de revisão bibliográfica e em uma pesquisa de campo, cujos dados foram obtidos por entrevistas e observação sistematizada das aulas de Judô adaptado, em uma academia localizada na cidade de São Paulo. Observou-se que as estratégias de ensino-aprendizagem do Judô para Portadores de Deficiência Visual estão baseadas sobretudo na maximização de alguns órgãos dos sentidos, como a estimulação auditiva e tátil. Quanto ao processo de aprendizagem, averiguou-se que o Portador de Deficiência Visual demanda um tempo maior que o vidente para apreender as atividades próprias do Judô. O segundo apresenta as habilidades necessárias para a primeira troca de faixa no terceiro ou quarto mês de aula, já o primeiro demanda cerca de seis a sete meses para concluir esse processo. No entanto, constatamos que ambos possuem plenas capacidades, motora e cognitiva, para apreender os gestos técnicos do Judô, sendo o tempo de adaptação entre eles a única diferença. Elaboramos também uma série de sugestões que consideramos relevantes para o desenvolvimento do Judô com esse público. Acreditamos que esse trabalho poderá contribuir para a ampliação do conhecimento de educadores físicos interessados em lecionar para Pessoas Portadoras de Deficiência Visual, não apenas o Judô, mas também outras atividades que objetivam o desenvolvimento cognitivo e motor desses, em busca de uma maior autonomia bio-social
Ver menos
Abstract: Not informed
A aprendizagem do judo por pessoas deficientes visuais
Andrea Daniela Rodrigues
A aprendizagem do judo por pessoas deficientes visuais
Andrea Daniela Rodrigues
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra