Somando possibilidades : uma aula de educação fisica com portadores de diferentes tipos de deficiencia
Simone Chelio
TCC
Português
TCC/UNICAMP C418s
Campinas, SP : [s.n.], 1992.
21 p.
Orientador: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Proporcionar chances para que pessoas portadoras de deficiências possam usufruir de um lazer e descobrir suas potencialidades é uma necessidade. O presente trabalho é um estudo de caso que relata uma experiência em Educação Física Especial : uma aula de Educação Física em que participam...
Ver mais
Resumo: Proporcionar chances para que pessoas portadoras de deficiências possam usufruir de um lazer e descobrir suas potencialidades é uma necessidade. O presente trabalho é um estudo de caso que relata uma experiência em Educação Física Especial : uma aula de Educação Física em que participam juntas pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiência. O objetivo deste projeto que é desenvolvido na Estação Especial da Lapa, em São Paulo, é propiciar aos alunos, através do lazer de uma forma ampla, o desenvolvimento dos aspectos afetivos, cognitivos, sociais e, por conseqüência, o motor. Os critérios utilizados para a formação de turmas são os níveis de compreensão e de comprometimento motor dos alunos e não o tipo de deficiência apresentado pelos mesmos. Os alunos da turma descrita apresentam independência em locomoção e em atividades de vida diária. A sistemática das aulas consiste em uma parte inicial em que todos participam juntos, como um alongamento. Em seguida, a turma é dividida em grupos que trabalham suas necessidades ou possibilidades específicas podendo-se, nesta hora, realizar-se um circuito. Neste, os grupos se revezam e as estações podem ser alteradas a qualquer momento para se adaptarem às necessidades individuais. Cada um trabalha no seu ritmo. Na parte final, os alunos se reúnem novamente para participar de uma brincadeira. As aulas são realizadas em duas sessões semanais com duração de uma hora cada. Nelas, o aspecto social é especialmente importante e o convívio entre pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiência ou não portadoras de deficiências, altamente estimulado. As opiniões coletadas dos alunos que passam pela experiência e de seus pais nos levam a acreditar que os objetivos têm sido alcançados e que uma avaliação constante do trabalho desenvolvido se faz necessária para um bom aproveitamento do mesmo
Ver menos
Abstract: Not informed
Somando possibilidades : uma aula de educação fisica com portadores de diferentes tipos de deficiencia
Simone Chelio
Somando possibilidades : uma aula de educação fisica com portadores de diferentes tipos de deficiencia
Simone Chelio
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra