Estrategias de ensino para aprendizagem do canyoning por pessoas deficientes visuais
Artur Jose Squarisi de Carvalho
TCC
Português
TCC/UNICAMP C253e
Campinas, SP : [s.n.], 1999.
61 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Os esportes de natureza ou esportes radicais, como são popularmente conhecidos vêm crescendo e conquistando cada vez mais adeptos a cada ano. Dentre estes esportes está o Canyoning, conhecido como "alpinismo" em cachoeiras (termo pouquíssimo abrangente) consiste em percorrer e explorar...
Ver mais
Resumo: Os esportes de natureza ou esportes radicais, como são popularmente conhecidos vêm crescendo e conquistando cada vez mais adeptos a cada ano. Dentre estes esportes está o Canyoning, conhecido como "alpinismo" em cachoeiras (termo pouquíssimo abrangente) consiste em percorrer e explorar canyons e gargantas através de rios e obstáculos naturais. O Canyoning reúne ainda em uma única modalidade, técnicas de espeleologia (exploração de cavernas) e de alpinismo. É bom lembrar, que neste trabalho abordaremos apenas uma das muitas fases que constituem a prática desta modalidade. O objetivo central deste trabalho é desenvolver uma metodologia específica do Canyoning para a Pessoa Deficiente Visual (P. D. V.), na tentativa de prestar uma pequena contribuição para a área de Educação Física e também aos deficientes visuais, demonstrando que é possível o ensino de modalidades conhecidas como "esportes de natureza". Esta monografia foi dividida em quatro capítulos que tratam respectivamente, do histórico do Canyoning, da deficiência visual, da metodologia desenvolvida e das considerações finais. No transcorrer deste trabalho, será demonstrado como e quais foram às estratégias utilizadas para a elaboração de um processo de ensino aprendizagem do Canyoning para a Pessoa Deficiente Visual
Ver menos
Abstract: The nature sport (popularly know like radical sports) has been growing, conquering more and more adepts with the pass of the years. Canyoning is among these sports, and is known Iike waterfall rappel (a no embracing term). It consists of going through and exploration Canyons and abysses by...
Ver mais
Abstract: The nature sport (popularly know like radical sports) has been growing, conquering more and more adepts with the pass of the years. Canyoning is among these sports, and is known Iike waterfall rappel (a no embracing term). It consists of going through and exploration Canyons and abysses by rivers and natural obstacles. Within a single modality, Canyoning reunites speleology techniques, (caves exploration) and mountain climbing techniques. It's good to remember that we will be approaching only one of the several faces that compose the practice of this modality in this production. The central objective of this production is to develop a specific methodology to the Visual Deficient Person (V.D.P.), trying to give a small contribution to the Physical Education area and to the Visual Deficient's too, showing that is possible the teaching of modalities known Iike "nature sports". This monograph was parted in four chapters that, respectively, deal with the review of the Canyoning, the Visual Deficiency, the elapse of this production and the final appreciations. In the elapse of this production well be shown how and witch were the strategies used for the elaboration of a teaching/apprenticement process of the Canyoning for a Visual Deficient Person
Ver menos
Estrategias de ensino para aprendizagem do canyoning por pessoas deficientes visuais
Artur Jose Squarisi de Carvalho
Estrategias de ensino para aprendizagem do canyoning por pessoas deficientes visuais
Artur Jose Squarisi de Carvalho
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra