A TV na escola : mais que um insumo, uma condição para a cidadania
Marcia Regina Gonçalves
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP G586t
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
63f.
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Este trabalho aborda a necessidade de se refletir sobre a utilização da TV na escola não somente como apoio didático, mas como objeto de estudo, promovendo o planejamento de estratégias de educação dos usuários que tenham como objetivo formar interlocutores capacitados não somente para uma recepção,...
Ver mais
Este trabalho aborda a necessidade de se refletir sobre a utilização da TV na escola não somente como apoio didático, mas como objeto de estudo, promovendo o planejamento de estratégias de educação dos usuários que tenham como objetivo formar interlocutores capacitados não somente para uma recepção, mas também para a produção comunicativa ao mesmo tempo múltipla, inteligente, ativa, seletiva e critica dos materiais televisivos, exercendo sobre eles seu poder de análise. Neste contexto, uma educação voltada para a cidadania pressupõe, resgatar os ideais de democratização do conhecimento e da informação como instrumentos de emancipação. Visando conhecer uma parcela da realidade sobre a utilização da TV pelos profissionais da Educação em diferentes contextos. o presente trabalho analisou os dados obtidos através de vinte questionários direcionados aos professores que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental em redes de ensino e municípios diversos, assim como as respostas sobre questões relativas ao uso da TV direcionadas a um grupo também de vinte crianças pertencentes as classes de 3" e 43 series de Ensino Fundamental Municipal de uma determinada escola. Através dos resultados alcançados, foi possível constatar que, apesar da existência de utilizações diferenciadas da televisão pelos profissionais da Educação, a maioria dos professores entrevistados restringe seu uso ao apoio didático, provocando a perda de seu potencia! para os fins que se propõem neste trabalho. Mediante esta observação, percebe-se o desconhecimento/desconsideração por parte dos educadores sobre a importância de se tratar a TV de outra forma, não apenas como insumo, mas como objeto de estudo e análise. Tal postura docente indica a presença de estratégias ainda incipientes, caracterizando a necessidade de se oferecer capacitação profissional adequada para o uso deste recurso tecnológico na escola
Ver menos
A TV na escola : mais que um insumo, uma condição para a cidadania
Marcia Regina Gonçalves
A TV na escola : mais que um insumo, uma condição para a cidadania
Marcia Regina Gonçalves
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra