Alunos e leitura : um projeto em construção
Rosimeire Monpean
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP M756a
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
74 f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A opcao inicial à temática deste trabalho era a Leitura em processo e teve que ser revista quando me deparei com a leitura do livro "O ato de ler " de SILVA (2002) que explicita ser este termo reducionista, pois seu modelo e elaborado a partir de uma visão que enfoca o homem como um...
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Resumo: A opcao inicial à temática deste trabalho era a Leitura em processo e teve que ser revista quando me deparei com a leitura do livro "O ato de ler " de SILVA (2002) que explicita ser este termo reducionista, pois seu modelo e elaborado a partir de uma visão que enfoca o homem como um organismo que se comporta e/ou se adapta a diferentes ambientes assumindo que a leitura pode ser explicada somente como algo corporíficado e situado. como um processo . A leitura deixa de ser um processo a medida em que recupera os significados em circulação no contexto social, propõe outros e abre perspectivas para novas formas de existencia. A criticidade permite que o leitor não apenas compreenda as ideias defendidas por um autor, mas leva-o também a posicionar-se diante delas, confrontando-se com as idéias dissonantes. Assim este tipo de leitura e muito mais que um simples processo de apropriação de significado; a leitura critica deve ser caracterizada como um PROJETO, pois concretiza se numa proposta pensada pelo ser-no-mundo, dirigido ao outro (Silva 2002. p.81) O ato de ler possibilita a liberdade e humanização do Homem. Ainda de acordo com SILVA., a leitura e uma forma de encontro entre o homem e a realidade socio-cultural; o livro (ou qualquer outro tipode material escrito) e sempre uma emersão do homem do processo historico e sempre a encarnação de uma intencionalidade por isso mesmo "sempre reflete o humano". A educacão e a transformação do homem e de mundo; permanente no diálogo educacional e portanto existencial que a mensagem escrita assume o papel de um horizonte cultural, tende algo a dizer ou uma ideia significativa a propor. Uma mensagem escrita deixa de ser um mero conteudo informativo para se transformar no pretexto para a formação da consciência critica, isto o documento escrito na medida que e acessivel ao questionamento do homem, se coloca para atribuir significados objetivando questão ou dúvida. Como toda questão existe para ser esclarecida, a resposta a mensagem escrita e o proprio Ato de Ler o exercicio do leitor no dialogo
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Abstract: Not informed
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Rosimeire Monpean
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