Alfabetização e Trabalho Docente : limites e possibilidades
Maria Aparecida de Paula
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P281a
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
48 f.
Orientador: Guilherme do Val Toledo Prado
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O tema abordado nesta monografia e de interesse de todos os educadores e demais pessoas que interessam-se pela educação. Os estudos feitos em relação ao tema escolhido oferecem um embasamento teórico baseado em outros estudos, pesquisas e observações práticas de situações de aprendizagem,...
Ver mais
Resumo: O tema abordado nesta monografia e de interesse de todos os educadores e demais pessoas que interessam-se pela educação. Os estudos feitos em relação ao tema escolhido oferecem um embasamento teórico baseado em outros estudos, pesquisas e observações práticas de situações de aprendizagem, que revelam o desenvolvimento da criança perante o processo de construção da linguagem escrita, sobretudo em situações de sala de aula, que se constituem um universo rico para a confrontação entre teoria e pratica. Suscita um problema atual, que se constitui numa questão importante, que os educadores necessitam responderem para si próprios, para poderem analisar a sua prática educativa, através de reflexões fundamentadas. Este estudo apresenta-se atraves de uma fundamentação teorica, que busca clarificar conceitos quanto ao desenvolvimento do processo de aquisição da linguagem escrita na criança, e através da observação na escola que trabalho, de como a escrita e concebida pelos educadores, como eles fazem uso desta concepção para desenvolverem seu trabalho junto as crianças e se estão dispostos a refletirem sobre as questões educacionais e corientarem suas atividades, visando objetivar a melhoria da qualidade de ensino. Enfim, a escolha desse tema esta intrinsecamente ligada a necessidade de reflexões cada vez mais contextualizadas sobre as questões que envolvem a alfabetização e a prática metodológica, buscando um enriquecimento teorico / prático de todos os educadores, fato que constato na realidade de sala de aula, visto que trabalho diretamente com educação escolar e acompanho de perto os assuntos pedagógicos
Ver menos
Alfabetização e Trabalho Docente : limites e possibilidades
Maria Aparecida de Paula
Alfabetização e Trabalho Docente : limites e possibilidades
Maria Aparecida de Paula
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra