Crianças pre-escolares e a apropriação de conceitos matematicos
Lucineia Aparecida Mendes
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP M522c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
81 f.
Orientador: Ana Lucia Guedes Pinto
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este trabalho de pesquisa foi realizado com quinze crianças em idade pré-escolar de uma rede municipal de ensino no ano de 2004, considerando a elaboração do cohecimento como um processo contínuo, histórico, social e cultural. A análise dos dados coletados foi baseada nas concepções de...
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Resumo: Este trabalho de pesquisa foi realizado com quinze crianças em idade pré-escolar de uma rede municipal de ensino no ano de 2004, considerando a elaboração do cohecimento como um processo contínuo, histórico, social e cultural. A análise dos dados coletados foi baseada nas concepções de Charlot, Vigotski e Fontana, que apontam a relevância do papel do outro no processo de elaboração conceitual de cada sujeito. Os dados para análise foram coletados a partir de uma observação participativa, dirigida e avaliada constantemente, que resultaram em registros feitos em caderno de campo enfatizando o diálogo entre as crianças e entre mim e elas durante o desenvolvimento de atividades planejadas e livres. O objetivo deste trabalho foi problematizar o processo de elaboração do conceito de números e quantidade por crianças de 4 e 5 anos em situações de ensino, entendendo a elaboração do conhecimento como algo que acontece na interação entre os saberes de diferentes sujeitos. A conclusão deste trabalho aponta para o fato de que as crianças são capazes de participar ativamente do processo de elaboração do conhecimento, levantando e testando suas hipóteses. Muitos dos conceitos que são elaborados pelas crianças em situações de ensino estão presentes nos diálogos que se estabelecem entre elas próprias em momentos mais livres. Muitos conceitos que circulam entre as crianças apresentam compreensões diferentes das convencionais, mas que pedem ser ressignificadas a partir de questionamentos advindos de uma outra criança ou de um adulto. Esses conceitos são construídos, significados e ressignificados na interação que se estabelecem entre os sujeitos de saberes que vivem imersos em um mundo cultural, social e historicamente produzido.
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Crianças pre-escolares e a apropriação de conceitos matematicos
Lucineia Aparecida Mendes
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