Considerações sobre o não aprender na escola : um enfoque sobre dificuldades de aprendizagem
Patricia Bignardi Torres
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP T636c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
36 f.
Orientador: Angela Fatima Soligo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Apos inumeras indagações sobre a questão da aprendizagem, surgiu em minha a pergunta: O que leva uma criança a não conseguir aprender? Seriam dificuldades ou distúrbios de aprendizagem? E como um questionamento leva a outro pois o pensar é problematizar, eu enquanto educadora de repente...
Ver mais
Resumo: Apos inumeras indagações sobre a questão da aprendizagem, surgiu em minha a pergunta: O que leva uma criança a não conseguir aprender? Seriam dificuldades ou distúrbios de aprendizagem? E como um questionamento leva a outro pois o pensar é problematizar, eu enquanto educadora de repente senti brotar dentro de mim muitos questionamentos tais como: O que leva uma criança a ter dificuldades de aprendizagem? Qual ou quais fatores influenciam para a que rnosrna niño aconteça? As dificuldades são da propria criança ou são geradas pelo meio familiar? A dificuldade poderia passar tanbem pela relação professor-aluno? Estes fatores e muitos outros são obstáculos que interferem na aprendizagem, em alguns casos, as crianças apontadas pela escola como "Problematicas" precisariam de atendimento dentro ou fora da escola, com apoio médico, psicologico psicopedagogico, etc. Mas a dúvida maior que permanecia era... Como identificar isto em sala de aula? Face a tudo isto este trabalho tem por finalidade tentar responder e ao mesmo tempo provocar todos olhares sobre a questão das dificuldades de aprendizagem - Discutir o surgimento das dificuldades de aprendizagem: origens, processos e dinâmica - Refletir sobre as dificuldades de aprendizagem: o que são, como identificá-las? O que fazer com o com problemas para aprender -Aprender a identificar o aluno que necessita de acompanhamento profissional clínico e aquele que pede ser trabalhado em sala de aula - Desenvolver; estrategias de ação para o professor que lida com alunos em dificuldades de aprendizagem
Ver menos
Abstrct: Not informed
Considerações sobre o não aprender na escola : um enfoque sobre dificuldades de aprendizagem
Patricia Bignardi Torres
Considerações sobre o não aprender na escola : um enfoque sobre dificuldades de aprendizagem
Patricia Bignardi Torres
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra