A concepção de infancia na sociedade de consumo : influencias da midia
Angelica Joana Alves Marinzek
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP M338c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
40 f.
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: A infância, período que deveria durar até 10 anos, do nascimento a adolescência, diminuiu. Por fatores diversos, como mudanças na estrutura familiar, mães trabalhando o dia inteiro, pais e mães cada vez mais ausentes e televisão ligada 24 horas, as crianças passaram cada vez mais cedo a...
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Resumo: A infância, período que deveria durar até 10 anos, do nascimento a adolescência, diminuiu. Por fatores diversos, como mudanças na estrutura familiar, mães trabalhando o dia inteiro, pais e mães cada vez mais ausentes e televisão ligada 24 horas, as crianças passaram cada vez mais cedo a comportar-se como adultos, isto explica o fenômeno de incorporação da criança a sociedade de consumo: quando deixou de ser do cliente e ascendeu ao status de cliente, principalmente se pensarmos que segundo a UNESCO (1993) da população brasileira são de crianças, a "adultificação" da criança passou a ser um negocio rentável.O surgimento de indivíduos consumidores e o reflexo de um sistema social, que tem na mídia um de seus mais expressivos arautos, e nesse sentido, não discriminam adultos ou crianças. As mudanças na sociedade, a indústria cultural e a constituição da infância como mercado promissor e moderador de indivíduos, têm delineado o perfil do nosso tempo. Este estudo, têm como propósito, através de uma revisão bibliográfica, permitir uma análise sobre a concepção infância, do surgimento desta concepção, que veremos existe a menos de 400 anos, até os dias atuais, quando está fadada a desaparecer. Iniciarei o estudo, primeiramente preocupando-me em situar os acontecimentos histórias, para demonstrar como surgiu a idéia de infância, e em seguida tentarei demonstrar como ocorreu a transformação da infância enquanto estrutura social. Finalizando, proponho meios para evitar o declínio ou o desaparecimento da concepção da infância, tendo a mídia como parceira.
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Abstract: Not informed
A concepção de infancia na sociedade de consumo : influencias da midia
Angelica Joana Alves Marinzek
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