Ciclos de progressão continuada : o alerta dos professores
Michelle Fabiana Trevisan
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP T729c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
70 f.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: O trabalho pretende mostrar como os professores vêem o sistema de progressão continuada na rede municipal de Hortolândia. Foram ouvidos professores da rede municipal do ensino de Hortolândia quanto a implantação da progressão continuada nesta rede. Foram aplicados questionários, feitas...
Ver mais
Resumo: O trabalho pretende mostrar como os professores vêem o sistema de progressão continuada na rede municipal de Hortolândia. Foram ouvidos professores da rede municipal do ensino de Hortolândia quanto a implantação da progressão continuada nesta rede. Foram aplicados questionários, feitas visitas e conversas com os professores. Os dados mostram que os professores estão insatisfeitos com a forma como a implantação foi feita ainda que tenham entendido a concepção de progressão continuada e acreditam que, em teoria, trata-se de uma boa idéia. Vários aspectos do dia a dia (por exemplo, existência de projetos que competem com a função de escolarização da escola) foram apontados.Em função dos resultados foram destacados algumas temáticas julgadas recorrentes e de maior relevância para serem examinadas à luz da literatura consultada: a questão da qualíficação dos professores e as condições de trabalho; a confusão entre progressão continuada e promoção automatica; a recorrente promoção de alunos não alfabetizados e a grande quantidade de alunos existentes nas salas de aula que impedem uma atuação mais personalizada por parte dos professores; a falta de compromisso dos alunos e da propria família; a questão dos procedimentos de avaliação dos alunos; a existência de projetos desconectados com a realidade da comunidade escolar causando conflito com o cumprimento dos conteúdos escolares a serem adquiridos pelos alunos; e finalmente a existência de processos de exclusão que se baseiam na propria inclusão do aluno mas que devido a falta de possibilidade de intervenção adequada termina por gerar uma exclusão por dentro
Ver menos
Ciclos de progressão continuada : o alerta dos professores
Michelle Fabiana Trevisan
Ciclos de progressão continuada : o alerta dos professores
Michelle Fabiana Trevisan
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra