A televisão no cotidiano escolar : um recurso pedagogico e um objeto de estudo
Paula Pondian Tizzei
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP T546t
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
65f.
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Nas ultimas décadas é fato que o mundo tem passado por transformações significativas. São mudanças tecnológicas, culturais, políticas e econômicas, que se intensificaram sobretudo a partir da década de 1970, e hoje caracterizam a nossa sociedade denominada muitas vezes como "pós-industrial" ou...
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Nas ultimas décadas é fato que o mundo tem passado por transformações significativas. São mudanças tecnológicas, culturais, políticas e econômicas, que se intensificaram sobretudo a partir da década de 1970, e hoje caracterizam a nossa sociedade denominada muitas vezes como "pós-industrial" ou "Pós-capitalista" Tais mudanças supostamente indicariam o surgimento de uma nova forma social, autêntica e que, para alguns estudiosos, é espressa pelo termo "pós-modernidade". Uma das características mais notáveis que acompanha estas mudanças é o acelerado desenvolvimento tecnológico, que vem trazendo consequencias na consolidação das funções sociais das mais diversas instituições, em especial a escola, e das pessoas, pais, professores, crianças, famílias, etc. A escola, enquanto instituição social, deve estar atenta às mudanças que ocorrem no meio onde está inserida, para assim poder cumprir com seu papel de formar cidadão. Além disso, ao considerar a realidade de seus educandos, a a escola respeita e reconhece que o cotidiano destes deve se aliar ao processo de ensino-aprendizagem que ocorre na escola formal. No entanto, para que a tecnologia seja inserida no contexto escolar, deve haver uma reflexão acerca de como realizar esta inserção, de maneira crítica, consciente e não apenas como um recurso pedagógico. Os meios imagéticos mais conhecidos atualmente, televisão, cinema, internet, etc envolvem um conjunto de decisões por parte de seus dirigentes em relação as informações veiculadas e, portanto, envolvem interesses políticos, econômicos e sociais que não podem ser ignorados, pois exercem uma influência sobre as pessoas que os utilizam, em função de sua parcialidade. Dessa forma, o estudo destes meios midiáticos torna-se mais um dos desafios da escola formal. O preparo dos professores, dos cursos de formação de professores e dos alunos da escola básica para enfrentar e utilizar os meios de comunicação de maneira crítica é indispensável para a formação de um cidadão cônsio na sociedade contemporânea
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