A trajetoria de alunos em situação de progressão continuada
Sandra Mara de Oliveira Pirani
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP P664t
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
79f.
Orientador: Luiz Carlos de Freitas
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
O presente estudo analisa consequências do Regime de Progressão Continuada implantado na rede escolar pública do Estado de São Paulo pela Secretaria Estadual de Educação a partir de 1997 em uma sala de aula. Tem por objetivo registrar os esforços desenvolvidos por uma professora, com o objetivo de...
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O presente estudo analisa consequências do Regime de Progressão Continuada implantado na rede escolar pública do Estado de São Paulo pela Secretaria Estadual de Educação a partir de 1997 em uma sala de aula. Tem por objetivo registrar os esforços desenvolvidos por uma professora, com o objetivo de documentar a trajetória da aprendizagem de alunos no final do Ciclo I. O estudo foi realizado numa 4ª serie. Revela os problemas existentes no novo programa; os dilemas atuais vividos pela professora da classe; e a formação de "trilhas" nas quais os alunos com dificuldades se movimentam, Tem como procedimento metodologico: o levantamento bibliográfico de documentos oficiais sobre o Regime de Progressão Continuada; o acompanhamento das ações pedagógicas de uma professora durante o ano de 2004, uma sala em final do Ciclo l (4ª serie A) de uma escola Estadual da cidade de Campinas, com o objetivo de observar e mostrar como a proposta se concretiza na pratica escolar.A coleta de dados foi realizada por meio de observação e levantamento dos dados de seis (6) alunos pesquisados (3 com bom desempenho e 3 com dificuldades de aprendizagem) e foram registrados em forma de "episodios" diários. Foi feito um estudo da trajetória escolar de cada aluno no ultimo estagio do ciclo. Ao longo do estudo e após uma análise mais aprofundada dos dados coletados, observou-se que a implantação da Progressão Continuada não rompeu com mecanismos e processos seletivos e excludentes, porque atualmente a criança está incluida em uma escola com baixa qualidade de ensino, e inserida em mecanismos que geram a exclusão social, a despeito do esforço do professor
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Sandra Mara de Oliveira Pirani
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