Representações de professores sobre a relação afeto - aprendizagem
Maria Fernanda de Assis Borges
TCC
Português
(Broch.)
TCC/UNICAMP B644r
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
99f.
Orientador: Angela Fatima Soligo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Atualmente, novos desafios para uma política de formação de qualidade estão colocadas para a escola e consequentemente para os profissionais que nela atuam. Em razão dos crescentes problemas educacionais, a questão da formação de professores tem sido foco de atenção política e também de pesquisas na...
Ver mais
Atualmente, novos desafios para uma política de formação de qualidade estão colocadas para a escola e consequentemente para os profissionais que nela atuam. Em razão dos crescentes problemas educacionais, a questão da formação de professores tem sido foco de atenção política e também de pesquisas na área de Educação. Com base nisto, o presente trabalho estudou a questão da formação de professores, apontando coerências e incoerências em sua trajetória profissional., uma vez que a pratica do professor relaciona-se as concepções que adota sobre os elementos da realidade escolar. Desta maneira, este trabalho e uma pesquisa documental que analisou respostas dadas por professoras em um processo seletivo para formação em pedagogia, especificamente a uma questão referente à relação afeto-aprendizagem. A partir deste objetivo, o trabalho buscou refletir sobre a formação de professores, levando em consideração a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a importância da psicologia na educação e Formação destes profissionais, um pouco da historia da educação no Brasil e a afetividade como contribuição da Psicologia para a formação de professores. Em síntese, a autonomia intelectual do professor se faz necessária acontecer para o redimensionamento de sua prática, para luta e resistência em defesa da qualidade e de respeite a seu exercício profissional
Ver menos
Representações de professores sobre a relação afeto - aprendizagem
Maria Fernanda de Assis Borges
Representações de professores sobre a relação afeto - aprendizagem
Maria Fernanda de Assis Borges
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra