A linguagem da TV na escola
Isabela Ruberti
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP R823L
[The television language at school]
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
163p. : il.
Orientador: Sergio Ferreira do Amaral
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Diante do impacto das tecnologias de informação e comunicação em todos os setores das atividades humanas, torna-se cada vez mais urgente que a escola preocupe-se em analisar os seus efeitos para promover de forma permanente uma educação para mídia. Este estudo trata de educação, comunicação,...
Ver mais
Resumo: Diante do impacto das tecnologias de informação e comunicação em todos os setores das atividades humanas, torna-se cada vez mais urgente que a escola preocupe-se em analisar os seus efeitos para promover de forma permanente uma educação para mídia. Este estudo trata de educação, comunicação, televisão e escola. O trabalho de pesquisa realizado com duas turmas de 4a série do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Sérgio Pereira Porto, teve como principal objeto de estudo duas questões básicas: a introdução da linguagem da televisão na escola e a produção de mídia pelas crianças. Os alunos tiveram a chance de trabalhar em conjunto através da pedagogia do diálogo de Paulo Freire. Por fim, aprenderam a produzir e editar um audiovisual. O uso da linguagem da televisão transformou o cotidiano da sala de aula, possibilitando novas formas de aprendizagem e ensino. A análise crítica da televisão a partir do seu manuseio resultou em uma mudança de atitude frente a esse meio e melhorou a participação infantil.
Ver menos
Abstract: In view of the information and communication technologies in all sectors of the human activities it becomes more and more urgent that the school concerns itself with the analysis of their effects to promote in a permanent way an education for midia. This study is about education,...
Ver mais
Abstract: In view of the information and communication technologies in all sectors of the human activities it becomes more and more urgent that the school concerns itself with the analysis of their effects to promote in a permanent way an education for midia. This study is about education, communication, television and school. The research assignment carried out with two groups from the fourth year of elementary school of Sergio Pereira Porto public school had as main purpose of study two basic matters: The introduction of the television language at school and the outputing of media by the children. The students had the chance of working together through the Paulo Freire dialogue education. Eventually they learned how to produce and to edit an audiovisual. The use of TV language changed the classroom routine enabling new ways of learning and teaching. The critical analysis of the television from its handling resulted in a change of attitude before this means of communication and it improved the children's participation.
Ver menos
A linguagem da TV na escola
Isabela Ruberti
A linguagem da TV na escola
Isabela Ruberti
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra