Estudo comparativo de tres instrumentos para a avaliação da motivação em educação fisica : GMR, TEOSQ e PCSQ
Juliana Borges de Rezende
TCC
Português
TCC/UNICAMP R339e
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
71 p.
Orientador: Pedro Jose Winterstein
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O conhecimento das tendências motivacionais dos alunos pelo professor é considerado importante na Educação Física Escolar, pois auxilia a estruturação das aulas de uma forma que os mesmos vivenciem, de maneira mais consciente e não traumatizante, as atividades desenvolvidas nas aulas. Este...
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Resumo: O conhecimento das tendências motivacionais dos alunos pelo professor é considerado importante na Educação Física Escolar, pois auxilia a estruturação das aulas de uma forma que os mesmos vivenciem, de maneira mais consciente e não traumatizante, as atividades desenvolvidas nas aulas. Este trabalha foi realizado com a finalidade de verificar se essas tendências motivacionais se correlacionam. Para tal finalidade, comparou-se os resultados do Gride de Motivo de Realização (GMR), Questionário de Orientação para o Ego ou para a Tarefa no Esporte (TEOSQ) e do Questionário de Percepção da Competência no Esporte (PCSQ) para verificar se existe correlação entre as tendências Expectativa de Êxito e Orientação para a Tarefa, Medo do Fracasso e Orientação para o Ego e as possíveis atribuições da competência. A Teoria do Motivo de Realização refere-se à busca da melhoria ou manutenção da capacidade nas atividades, podendo levar ao êxito ou ao fracasso. As tendências deste motivo são a Expectativa de Êxito, o Medo do Fracasso 1 (noção subjetiva de incompetência) o Medo do Fracasso 2 (medo das conseqüências sociais do fracasso). A Teoria Cognitiva da Abordagem por Objetivos explica as metas de ação que provocam ou não a persistência nas atividades. As metas estabelecidas pelos indivíduos são Orientação para o Ego e Orientação para a Tarefa. A Teoria da Percepção da Competência define a atribuição que o sujeito dá ao seu êxito ou sua competência. O indivíduo pode atribuir seu desempenho a fatores ilegais, externos ou ao esforço e a habilidade. O referencial teórico deste trabalho fundamenta a pesquisa realizada com 70 alunos (36 meninos e 35 meninas) de 7ª e 8ª séries de uma escola estadual de Campinas/SP, onde foram aplicados os três instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos através do GMR, do TEOSQ e do PCSQ mostraram que existe uma correlação entre Orientação para o Ego e Habilidade e Orientação para a Tarefa e Esforça
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Abstract: Not informed
Estudo comparativo de tres instrumentos para a avaliação da motivação em educação fisica : GMR, TEOSQ e PCSQ
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