Conteudos da educação fisica de 5. a 8. series : um estudo de caso das escolas publicas e privadas de São João da Boa Vista
Juliana Fernandes Furlaneto
TCC
Português
TCC/UNICAMP F978c
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
163 p.
Orientador: Paulo Cesar Montagner
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Neste trabalho buscamos analisar os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental, de 5a à 8a séries, de escolas públicas e privadas do município de São João da Boa Vista/SP. Para isso, através da referência bibliográfica de vários autores, levantamos, primeiramente, um estudo sobre os...
Ver mais
Resumo: Neste trabalho buscamos analisar os conteúdos da Educação Física no Ensino Fundamental, de 5a à 8a séries, de escolas públicas e privadas do município de São João da Boa Vista/SP. Para isso, através da referência bibliográfica de vários autores, levantamos, primeiramente, um estudo sobre os diferentes conteúdos desenvolvidos baseando-se nos contextos políticos, econômicos e sociais da História do Brasil. Após este resgate histórico referente aos conteúdos da Educação Física, tentamos fazer uma relação entre a Educação Física e o Ensino Fundamental, apresentando também as propostas mais atualizadas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Educação Física, buscando abordar, introdutoriamente, quais os objetivos, os conteúdos e a forma de avaliação que pregam estes PCNs no que diz respeito à disciplina Educação Física. Num terceiro momento, procuramos apresentar a metodologia do trabalho baseada numa análise documental. Para que esta análise pudesse ser concretizada, escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental, de 5a à 8a séries, foram visitadas com o intuito de que fornecessem seus planejamentos de Educação Física. Como se deu o contato com estas escolas e a quantidade de planejamentos obtidos também foram discutidos. Num último momento, tentamos analisar criticamente se os conteúdos apresentados nos planejamentos acompanharam a superação de conteúdos, desenvolvidos em década anteriores, que enfatizavam tanto seus aspectos médico-higienistas quanto a aptidão física e estão baseando-se em teorias pedagógicas voltadas a um estudo mais recente da situação da Educação Física no Brasil. Os resultados encontrados refletem uma Educação Física ainda enraizada nos modelos que a sua história incorporou. Seus conteúdos planejados por tais escolas parecem "querer dar seus primeiros passos", indo em busca de uma inovação, de uma atualização, mas ainda destacam-se os conteúdos que dominaram a Educação Física no Brasil em fins do século XFX e ao longo do século XX
Ver menos
Abstract: Not informed
Conteudos da educação fisica de 5. a 8. series : um estudo de caso das escolas publicas e privadas de São João da Boa Vista
Juliana Fernandes Furlaneto
Conteudos da educação fisica de 5. a 8. series : um estudo de caso das escolas publicas e privadas de São João da Boa Vista
Juliana Fernandes Furlaneto
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra