A ludicidade nas aulas de educação fisica : um componente do processo ensino-aprendizagem
Luciana Pedrosa Marcassa
TCC
Português
TCC/UNICAMP M331L
Campinas, SP : [s.n.], 1998.
90 p.
Orientador: Nelson Carvalho Marcellino
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Entendendo a ludicidade como característica da cultura da criança e a Educação Física como área de conhecimento que trata pedagogicamente dos temas da Cultura Corporal, este trabalho analisou a manifestação do aspecto lúdico nas aulas de Educação Física direcionadas às crianças da primeira...
Ver mais
Resumo: Entendendo a ludicidade como característica da cultura da criança e a Educação Física como área de conhecimento que trata pedagogicamente dos temas da Cultura Corporal, este trabalho analisou a manifestação do aspecto lúdico nas aulas de Educação Física direcionadas às crianças da primeira série do ensino fundamental. Para tanto, utilizou-se de uma combinação de pesquisa bibliográfica e empírica, tendo como técnica de coleta a observação participante. Quanto ao modo de investigação, optou-se pelo estudo comparativo entre escola pública e privada, pois acreditávamos que a estrutura da escola e as condições sócio-econômicas dos alunos pudessem interferir na manifestação do objeto estudado, fato este refutado ao percebermos que o tipo de instituição não se vincula à presença ou ausência do componente lúdico nas aulas. No entanto, verificamos que um dos fatores de maior influência na manifestação do componente lúdico pelas crianças é a compreensão que os professores têm de sua área de conhecimento, uma vez que concepções pautadas nos valores do aprimoramento da aptidão física não garantem que os conteúdos da Educação Física sejam apreendidos de forma crítica e consequentemente a isso, sua prática pedagógica não concebe o espaço de manifestação do componente lúdico como momento de reflexão crítica da realidade. Por outro lado, se os professores entenderem que sua disciplina curricular é fundamental para que os alunos se apropriem de uma gama de conhecimentos relacionados ao corpo e ao movimento, historicamente desenvolvidos e culturalmente produzidos pelo homem, provavelmente eles também reservarão um espaço em suas aulas para a manifestação do componente lúdico enquanto vivência, construção e expressão de uma cultura própria da criança
Ver menos
Abstract: Not informed
A ludicidade nas aulas de educação fisica : um componente do processo ensino-aprendizagem
Luciana Pedrosa Marcassa
A ludicidade nas aulas de educação fisica : um componente do processo ensino-aprendizagem
Luciana Pedrosa Marcassa
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra