Estudo da dinamica das transmissões mecanicas por trens de engrenagens planetarias
Ricardo Ferrari de Morais
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP M792e
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
155p. : il.
Orientador: Franco Giuseppe Dedini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Resumo: As transmissões veiculares são a forma de adaptar o torque fornecido pelo motor ao necessário para cada momento do percurso de um veículo. Dentre as várias formas possíveis de transmissões existentes estão os câmbios automáticos. Nas transmissões automáticas, os trens de engrenagens...
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Resumo: As transmissões veiculares são a forma de adaptar o torque fornecido pelo motor ao necessário para cada momento do percurso de um veículo. Dentre as várias formas possíveis de transmissões existentes estão os câmbios automáticos. Nas transmissões automáticas, os trens de engrenagens planetárias são componentes fundamentais. Esses mecanismos foram exaustivamente estudados ao longo dos anos. Seu estudo de forma combinada de dois ou mais conjuntos é recente e ainda incipiente. Este trabalho apresenta uma modelagem, dentre as possíveis, para a caixa Wilson. A caixa Wilson é uma das maneiras possíveis para a montagem de uma transmissão automática. Essa modelagem é feita com a equação de Lagrange. Uma vez feita a modelagem dinâmica é feita a modelagem do fluxo de torque. A modelagem permite a realização de simulações numéricas para a avaliação preliminar do modelo. A primeira simulação realizada forma um conjunto de dados que serve como parâmetro de comparação para os dados subseqüentes. Os resultados obtidos dessa simulação inicial apresentam são incoerentes com o esperado, desacelerações durante o acionamento das relações de transmissão. Nas simulações posteriores são realizadas variações nos parâmetros inicialmente impostos para o modelo sem carga. Essa variação de valores serve para perceber a necessidade da seleção correta dos parâmetros construtivos da transmissão e mostra, ainda, a necessidade de uma estratégia de controle para a obtenção de melhor desempenho da transmissão. Após a variação de parâmetros, partiu-se para a simulação utilizando dados realistas, cujos resultados foram qualitativamente próximos da realidade, aceleração durante o acionamento das relações de transmissão. A última etapa de simulação é a aplicação de uma carga à transmissão. Apesar de ser uma carga arbitrária, ela mostra que há uma influência significativa do carregamento no comportamento e no desempenho da transmissão
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Abstract: Vehicular transmissions are the way to adapt the torque supplied by the engine to that required at each moment of the path of a vehicle. Automatic gearboxes are among severa! types oftransmissions. Epicyclic Gear Trains, EGTs, are fundamental components ofthis kind of mechanical...
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Abstract: Vehicular transmissions are the way to adapt the torque supplied by the engine to that required at each moment of the path of a vehicle. Automatic gearboxes are among severa! types oftransmissions. Epicyclic Gear Trains, EGTs, are fundamental components ofthis kind of mechanical transmission. This kind of mechanism have been studied exhaustively trough the years. The study oftwo or more EGTs is very recent indeed. This work presents a model procedure of the Wilson gearbox. The Wilson gearbox is one in severa! ways to build combinations ofEGTs in automatic gearbox. This modeling is done with the Lagrangean processo Once that the dynamic model was done it was time to model the torque flow across the transmission. Modelling allows the numerica1 simulations in order to have primary results of the model. The very first set of results was used as comparison parameter for the subsequent result sets. The results obtained in this initial simulation were not as expected deceleration whi1e setting the gear ratios. Others simulations were done with variation on the values of the initially imposed parameters. Those variations are useful to know that a real need to do an appropriated selection of the constructive parameters of the transmissions. Other important result that was got from the parameter variation was to know that a control strategy is indicated to avoid some irregular behavior of the transmission. After the parameter variation realistc data are used. These data provide result that are expected, acceleration during the gear ratio setting. The last simulations done was that one were there was a loading applied to the transmission. It was an arbitrary loading, but it showed that there is a significant influence on the behavior and performance of the Wilson gearbox
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Ricardo Ferrari de Morais
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