Averiguação assistematica da relação entre os programas televisivos infantis e a educação fisica pre-escolar
Ticiane Baccaglini
TCC
Português
TCC/UNICAMP Ba12a
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
51 p.
Orientador: Paulo Cesar Montagner
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Esta monografia fala introdutoriamente da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças pré-escolares. Percebendo a presença de mensagens, com intuito mercadológico e ideológico nestes programas, decidimos estudá-los para verificarmos se alcançam seus objetivos, e assim,...
Ver mais
Resumo: Esta monografia fala introdutoriamente da influência dos programas televisivos infantis sobre as crianças pré-escolares. Percebendo a presença de mensagens, com intuito mercadológico e ideológico nestes programas, decidimos estudá-los para verificarmos se alcançam seus objetivos, e assim, podermos impedir esta influência, auxiliando na formação dos alunos. A metodologia consiste de: pesquisa bibliográfica, observação assistemática (observação não totalmente estruturada) e entrevistas grupais semi-abertas com crianças de uma escola de Campinas. O primeiro capítulo fala das relações entre as fases de desenvolvimento das crianças e as mensagens dos programas, debatendo sobre teorias do desenvolvimento humano, mensagens subliminares, história do desenho animado e os valores presentes nestes programas. O segundo capítulo trata das relações da escola com a televisão, identificando as funções dos educadores, particularmente da educação física, para auxiliar na formação das crianças. O terceiro capítulo traz os resultados obtidos, dentre os quais estão os programas preferidos pelas crianças: "meninas super poderosas", "power rangers", "os sete monstrinhos", "cavaleiros do zodíaco", "homem aranha" e "scooby - doo". Concluindo, discutimos se há influência dos seguintes temas sobre as crianças: (1) padronização de costumes; (2) agressividade; (3) consumismo, (4) identificação / imitação de atitudes; (5) aspiração de um corpo ideal estereotipado. Com este estudo podemos perceber que há influência destes programas sobre as crianças, principalmente relacionada ao consumismo e, também, que apesar de não podermos afirmar a influência sobre a busca de um padrão de corpo ideal nos mesmos, podemos, através deles, perceber que a mídia em geral tem influenciado as crianças neste sentido. Não queremos dizer que a TV deva ser banida de nossas vidas, mas que devemos utilizá-la, discutindo as mensagens com os alunos, permitindo que se tomem críticos perante elas
Ver menos
Abstract: This monograph is about the influence of the infantile television programs on the pre-school children. Noticing the presence of messages, with commercial and ideological intention in these programs, we decided to study them to verify if they reach their objectives, and then, we could...
Ver mais
Abstract: This monograph is about the influence of the infantile television programs on the pre-school children. Noticing the presence of messages, with commercial and ideological intention in these programs, we decided to study them to verify if they reach their objectives, and then, we could impede this influence, aiding in the student's formation. The methodology consists of: bibliographical researches, observation without system (observation no totally structured) and interviews group half-open with children of a school of Campinas. The first chapter speaks about the relations between the phases of the children's development and the messages of these programs, discussing the theories of the human development, occult messages, history of the cartoon and the present values in these programs. The second chapter treats of the relations between school and television, identifying the educator's functions, particularly of the physical education, to aid in the children's formation. The third chapter brings the obtained results, among which are the favorite programs for the children: "superpowerfull girls", "power rangers", "the seven monsters", "horsemen of the zodiac", "spider-man" and "scooby - doo". Ending, we discussed if there is influence of the following themes on the children: (1) standardization of habits; (2) aggressiveness; (3) consumerism; (4) Identification / imitation of attitudes; (5) aspiration of a standardized ideal body. With this study we can notice that there is influence of these programs on the children, mainly related to the consumerism and, also, that in spite of we could not affirm the influence on the search of a standard of ideal body in the same ones, we can, through them, to notice that the media in general has been influencing the children in this way. We don't want to say that TV should be banished of our lives, but that we should use her, discussing the messages with the students, allowing that if they turn critical citizen
Ver menos
Averiguação assistematica da relação entre os programas televisivos infantis e a educação fisica pre-escolar
Ticiane Baccaglini
Averiguação assistematica da relação entre os programas televisivos infantis e a educação fisica pre-escolar
Ticiane Baccaglini
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra