Escola de trabalhadores para trabalhadores : as experiencias de formação profissional do Centro de Trabalho e Cultura (Recife-PE) e do Projeto Construindo o Saber em Limeira-SP
Tereza Jacinta Constantino Cavalcanti
DISSERTAÇÃO
Português
(Broch.)
T/UNICAMP C314e
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
141p. : il.
Orientador: Salvador A. M. Salvador
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Resumo: Este estudo objetiva analisar o processo de formação profissional de jovens e adultos trabalhadores a partir da práxis e da relação educação e trabalho. Ou seja: a educação enquanto processo de formação integral do cidadão-trabalhador; e o trabalho como princípio educativo na formação do...
Ver mais
Resumo: Este estudo objetiva analisar o processo de formação profissional de jovens e adultos trabalhadores a partir da práxis e da relação educação e trabalho. Ou seja: a educação enquanto processo de formação integral do cidadão-trabalhador; e o trabalho como princípio educativo na formação do trabalhador-cidadão. A base empírica que possibilita o entendimento dessa relação tem como referência duas experiências de escolas para trabalhadores: 1. a do Centro de Trabalho e Cultura, uma Ong de Recife que recebe patrocínio de agências de cooperação internacional e nacional, parceira do Governo Municipal, Sindicatos, Movimentos Sociais; e 2.o Projeto Construindo Saber em Limeira (SP), um espaço coordenado pelo Centro de Educação Estudos e Pesquisas-CEEP: uma parceria de Sindicatos, Movimentos Populares, Organizações Sociais com a Secretaria de Educação de São Paulo e CEETEPS. A partir dessas duas experiências avaliamos o processo de produção do conhecimento, sob a perspectiva dialética do materialismo histórico, no qual se desencadeia a formação profissional: a interação, a mediação, as diferentes posições assumidas no engajamento político-social numa sociedade capitalista. Nessas diferentes dimensões, examinamos como se materializa, na relação trabalho/educação, a formação do estudante/trabalhador
Ver menos
Abstract: This study intends to analyze the process of professional formation of youth and adult workers, in relation to education (as a process of integrated formation of citizens and workers) and to work (as an education principal of formation of worker citizens). The empirical basis of this study...
Ver mais
Abstract: This study intends to analyze the process of professional formation of youth and adult workers, in relation to education (as a process of integrated formation of citizens and workers) and to work (as an education principal of formation of worker citizens). The empirical basis of this study has as its reference the study of two experiencies of school for workers: Centro de Trabalho e Cultura in Recife Pernambuco and the Projeto Construindo Saber in Limeira São Paulo. The research has as its presuppositions the interaction, mediation and the different dimensions assumed by man, generically, in a capitalist society. The presuppositions of the study are discussed for a given society in its different dimensions and mediations that the human being assumes in capitalist society. In this study, with a dialectic perspective of historical materialism, we do a brief analysis of the process in which is given professional formation: the intercation, mediation and differente positions ltaken in encoountering socially and politically a capitalist society. In those different dimensions, we exame how the formation in the work setting materializes in the perspective of the education/work
Ver menos
Escola de trabalhadores para trabalhadores : as experiencias de formação profissional do Centro de Trabalho e Cultura (Recife-PE) e do Projeto Construindo o Saber em Limeira-SP
Tereza Jacinta Constantino Cavalcanti
Escola de trabalhadores para trabalhadores : as experiencias de formação profissional do Centro de Trabalho e Cultura (Recife-PE) e do Projeto Construindo o Saber em Limeira-SP
Tereza Jacinta Constantino Cavalcanti
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra