A influencia da atitude do professor na relação professor-aluno
Carolina Nasser Figueiredo
TCC
Português
TCC/UNICAMP F469i
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
125 p.
Orientador: Elaine Prodocimo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a influência das atitudes do professor de Educação Física nas reações que as mesmas evocam em seus alunos, bem como as atitudes do professor evocadas pelas ações dos alunos. O assunto mostra-se importante, pois acreditamos que a relação...
Ver mais
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a influência das atitudes do professor de Educação Física nas reações que as mesmas evocam em seus alunos, bem como as atitudes do professor evocadas pelas ações dos alunos. O assunto mostra-se importante, pois acreditamos que a relação professor-aluno compreende um potente influenciador no processo de aprendizagem. Para tal estudo realizamos uma pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica. Foram observadas seis aulas de Educação Física de seis professores de turmas de quarta série do ensino fundamental de escolas públicas do município de Campinas. A coleta de dados abrangeu: descrição ingênua por meio de gravador portátil e conseqüente transcrição da mesma; redução fenomenológica do material na busca de compreender a essência do fenômeno; análise ideográfica de cada aula; e análise nomotética envolvendo o universo de pesquisa estudado. Os resultados obtidos demonstram que a maioria das vezes a atitude dos professores influencia na reação dos alunos, assim como uma única ação do aluno desencadeia atitudes diferentes nos professores. Outra questão relevante foi que atitudes consideradas socialmente negativas desencadearam reações emotivas negativas nos alunos e a maioria das atitudes consideradas socialmente positivas desencadearam reações emocionais positivas nos alunos. Quanto às ações dos alunos e conseqüentes atitudes do professor o que se verificou foi uma variada presença de atitudes para cada ação, ou seja, os professores apresentaram para cada ação atitudes diversas, sendo que de uma forma geral, as atitudes em decorrência das ações dos alunos foram consideradas socialmente negativas
Ver menos
Abstract: The present study has for objective to analyze the influence of the attitudes of the teacher of Physical Education in the reactions that the same ones evoke in then students, as well as the attitudes of the teacher evoked by the actions of the students. The subject reveals important...
Ver mais
Abstract: The present study has for objective to analyze the influence of the attitudes of the teacher of Physical Education in the reactions that the same ones evoke in then students, as well as the attitudes of the teacher evoked by the actions of the students. The subject reveals important therefore believes that the relation teacher - students understands a powerful influenciador in the learning process. For such study we carry through a qualitative research, with fenomenol aboarding. Six lessons of Physical Education of six professors of groups of fourth series of the basic education of public schools in the city of Campinas had been observed. The collection of data enclosed: ingenuous description by means of portable recorder and consequent transcription of the same one; fenomenol reduction of the material in the search for to understand the essence of the phenomenon; ideographic analysis of each lesson; e nomotética analysis involving the studied universe of research. The gotten results demonstrate that the majority of the times the attitude of the teachers influences in the reaction of the students, as well as an only action of the student unchain different attitudes in the teachers. Another excellent question was that attitudes considered socially negative had unchained negative emotion reactions in the students and the majority of the attitudes considered socially positive had unchained positive emotion reactions in the students. How much to the actions of the students and consequences attitudes of the teacher what he verified himself was one varied presence of attitudes for each action, or either, the teachers had presented for each action diverse attitudes, being that of one forms generality, the attitudes in result of the actions of the students had been considered socially negative
Ver menos
Ver menos
A influencia da atitude do professor na relação professor-aluno
Carolina Nasser Figueiredo
A influencia da atitude do professor na relação professor-aluno
Carolina Nasser Figueiredo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra