A inclusão do deficiente visual nas aulas de educação fisica escolar : uma pesquisa bibliografica
Maria Luiza Tanure Alves
TCC
Português
TCC/UNICAMP AL87i
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
98 p.
Orientador: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Processo inclusivo tem como objetivo construir uma sociedade consciente e capaz de promover a participação social concreta de seus indivíduos. A inclusão valoriza a diversidade presente entre as pessoas, assumindo esta orno um fator enriquecedor do convívio social. O processo inclusivo...
Ver mais
Resumo: Processo inclusivo tem como objetivo construir uma sociedade consciente e capaz de promover a participação social concreta de seus indivíduos. A inclusão valoriza a diversidade presente entre as pessoas, assumindo esta orno um fator enriquecedor do convívio social. O processo inclusivo reconhece as necessidades individuais, e em como objetivo principal fornecer condições para que seus indivíduos atinjam um convívio em comunidade concreto. Suas ações estão presentes em todos os aspectos da vida do indivíduo, corno no campo educacional, laboral, esportivo, recreativo, social, entre outros. Nesse contexto, a inclusão do deficiente visual torna-se fundamental. A deficiência visual acarreta para o individuo uma grande perda de informações que conseqüentemente reduzem sua oportunidade de interação com o meio e com as pessoas que o rodeiam. Assim, participação plena nos variados aspectos de sua vida estão prejudicados. A deficiência visual pode acarretar, caso a criança não seja devidamente estimulada, déficits nos campos motor, cognitivo, emocional e social. Nosso objetivo com este trabalho foi o de agregar o maior número possível de informações da literatura cientifica sobre a inclusão do aluno deficiente visual nas aulas de educação física, servindo assim como subsídio para os profissionais da área de educação física e outros que trabalhem com esta população. Essas informações possibilitaram uma visualização ampla sobre a situação atual das pesquisas desenvolvidas sobre o tema, além de servir como base para a elaboração de outros estudos nesse campo. O entendimento sobre o tema traz para o profissional de educação física, novas possibilidades para sua prática pedagógica. Nosso estudo se reteve em fazer um levantamento bibliográfico sobre o tema, no período de 1990 a 2004, com a respectiva análise e interpretação dos resultados. Durante a análise nos propusemos também a separar os vários temas abordados pelos diversos autores. Assim o material pode ser fichado e organizado segundo esses temas nos permitindo o cruzamento de idéias. Podemos observar a escassez de trabalhos sobre o tema. Os estudos analisados mostraram que é grande a reocupação com a concretização do processo inclusivo do aluno cego ou com baixa visão dentro do contexto das aulas de educação física. A disciplina de educação física aparece como propicia para a inclusão do aluno deficiente visual devido à possibilidade de flexibilização de seus conteúdos e atividades. As atitudes apresentadas pelos professores também exercem um papel fundamental para a inclusão do aluno deficiente visual. Estes apresentam atitudes negativas conseqüentes principalmente das informações insuficientes que recebem durante seu processo de formação. Outro ponto fundamental reside nas experiências apresentadas pelos professores com a educação de alunos com deficiência visual, onde os professores que apresentam experiências específicas nesse campo demonstram-se mais positivos com a inclusão do aluno cego ou com baixa visão nas aulas de educação física. Assim podemos observar que muitas são as barreiras para que a inclusão do deficiente visual ocorra. Entretanto, este é um processo gradual que necessita da conscientização de toda a sociedade, com a valorização da diversidade humana
Ver menos
Abstract: Not Informed
A inclusão do deficiente visual nas aulas de educação fisica escolar : uma pesquisa bibliografica
Maria Luiza Tanure Alves
A inclusão do deficiente visual nas aulas de educação fisica escolar : uma pesquisa bibliografica
Maria Luiza Tanure Alves
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra