A educação fisica escolar brasileira (en)rola a bola?... : historia e perspectivas
Rodrigo Marçura
TCC
Português
TCC/UNICAMP M334e
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
30 p.
Orientador: Rubens Venditti Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho, inicialmente, tem como propósito "provocar" os profissionais da Educação Física no sentido de alertá-los para a realidade que se encontra nossa área. O tema surge com minha inquietação, na observação das aulas de Educação Física, que pude acompanhar em algumas escolas do...
Ver mais
Resumo: Este trabalho, inicialmente, tem como propósito "provocar" os profissionais da Educação Física no sentido de alertá-los para a realidade que se encontra nossa área. O tema surge com minha inquietação, na observação das aulas de Educação Física, que pude acompanhar em algumas escolas do ensino público e privado de Campinas/SP no ano de 2004, como requisito das disciplinas de estágio I e II na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas. Como objetivo, quero olhar para a Educação Física com os olhos de quem viveu a conturbada e importante modificação que o curso passou nos anos em que cursamos (além daquelas que estudamos ao longo do mesmo), e conseqüentemente enxergar as mudanças reais, ou seja, na prática e atuação profissional, ou aquelas que ficaram somente no âmbito da literatura da área, na teoria. Assim, uma ruptura que outrora fora anunciada, numa verdadeira quebra dos paradigmas, faz com que os conteúdos da Educação Física sejam novamente repensados na busca de um conteúdo que pudesse dar conta de formar um ser humano integrado com a escola e com o mundo em que vive de uma forma geral. O trabalho seguiu um roteiro que foi a identificação do problema deste ensaio, a revisão bibliográfica dos autores que melhor representaram, tanto qualitativa quanto quantitativamente, a busca da historiografia e a ruptura do pensamento clássico da Educação Física, a verificação da situação atual da Educação Física através de nossas observações em escolas e a conclusão e as proposições finais. Como resultados observei que pouca coisa mudou efetivamente em relação à Educação Física Escolar, assim o papel do agente pedagógico - nós, professores- passa a ser vital para a transformação e valorização de nossa área. No presente trabalho, apresento os motivos pelos quais essas características permanecem. Também aponto possíveis intervenções, que poderiam ser feitas no sentido de trazer de fato todo o contexto que uma ruptura (que se anunciou há duas décadas para a melhoria e a consolidação da Educação Física escolar) traria
Ver menos
Abstract: Not informed
A educação fisica escolar brasileira (en)rola a bola?... : historia e perspectivas
Rodrigo Marçura
A educação fisica escolar brasileira (en)rola a bola?... : historia e perspectivas
Rodrigo Marçura
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra