Do conto dramatizado a dramatização do conto
Michele Santos
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa59c
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
87 p.
Orientador: Jorge Perez Gallardo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: "Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente...". No universo infantil, temos as atividades caracterizadas predominantemente pela presença do lúdico, sendo este uma das formas de comunicação da criança com o mundo, onde esta busca na magia dos símbolos o significado para suas ações....
Ver mais
Resumo: "Boneca de pano é gente, sabugo de milho é gente...". No universo infantil, temos as atividades caracterizadas predominantemente pela presença do lúdico, sendo este uma das formas de comunicação da criança com o mundo, onde esta busca na magia dos símbolos o significado para suas ações. Desta forma, a utilização da linguagem corporal como expressão de toda essa fantasia, dessa criatividade, constitui, principalmente para o Ensino Infantil, um material riquíssimo para ser desenvolvido como conteúdo das aulas de Educação Física. Fomos então buscar no mundo da fantasia a essência para o nosso trabalho. Mergulhando no mundo dos contos, histórias e do jogo, no qual "vive" a criança, utilizando o que já lhe é próprio para desenvolvê-las. Com o objetivo de verificar a utilização dos contos e/ou lendas tradicionais como possibilidade de metodologia nas aulas de Educação Física do Ensino Infantil e proporcionar através dos mesmos que a criança "brinque com sua linguagem corporal" (AYOUB, p.57, 2001), aumentando suas possibilidades de expressão, trabalharemos nas aulas de Educação Física a contação2, a criação e a representação de contos e/ou lendas da cultura patrimonial com crianças do Jardim II - 4/5 anos (segundo classificação de GALLARDO et. al. 1998), de uma EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) da região de Campinas. Temos o trabalho basicamente estruturado em duas partes, a primeira com revisão bibliográfica abordando as matérias de Educação Física Infantil, da criança e da Fantasia, da contação e da representação de contos e a segunda com um trabalho de campo, onde foi aplicado a contação, a criação e a representação de contos, numa seqüência com gradiente de complexidade para que as crianças os representem e recriem. As aulas foram registradas em vídeo e analisadas
Ver menos
Abstract: Playing is the main way child interacts with world and is by playing and through the magic of symbols that child finds meaning to his actions. In this way, we dived in to the tales and game world, in which the child "lives", working the story-telling, the creation and the action of tales...
Ver mais
Abstract: Playing is the main way child interacts with world and is by playing and through the magic of symbols that child finds meaning to his actions. In this way, we dived in to the tales and game world, in which the child "lives", working the story-telling, the creation and the action of tales and/or traditional legends as possibility of methodology on children's physical education classes, with the purpose to check the use of stories and tales as a relevant strategy for the overall development of the child, give them an increase in the possibility of the list of new ways of physical expression
Ver menos
Do conto dramatizado a dramatização do conto
Michele Santos
Do conto dramatizado a dramatização do conto
Michele Santos
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra