As inteligencias multiplas e o aprendizado da natação
Luciana Cristina Sertori
TCC
Português
TCC/UNICAMP Se68i
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
33 p.
Orientador: Orival Andries Junior
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A Teoria das Inteligências Múltiplas surgiu na tentativa de superar a idéia de calcular a inteligência através de testes de Ql. Haward Gardner (1994) sugeriu que as pessoas possuíam um potencial bem maior daquele medido nos testes, além de serem dotadas de diferentes capacidades. Ele...
Ver mais
Resumo: A Teoria das Inteligências Múltiplas surgiu na tentativa de superar a idéia de calcular a inteligência através de testes de Ql. Haward Gardner (1994) sugeriu que as pessoas possuíam um potencial bem maior daquele medido nos testes, além de serem dotadas de diferentes capacidades. Ele denominou essas capacidades de inteligências múltiplas, que estão relacionadas às habilidades: corporal - cinestésica, verbal - linguística, lógico - matemática, espacial, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista. Gardner diz também que se estimuladas, as pessoas podem desenvolver essas oito inteligências de maneira bastante satisfatória. Aproveitando o fato de a natação ser praticada por um número grande de crianças na idade que Antunes (2003) considera ideal para estimular as inteligências múltiplas, entre os 06 e 12 anos, podemos utilizar, no aprendizado da natação, atividades diferenciadas e que proporcionem às crianças a vivência e o estímulo das inteligências múltiplas. Além, é claro, do aprendizado da natação contribuir para o desenvolvimento motor, com o aumento da bagagem motora e, principalmente, tudo realizado de uma maneira divertida, através de jogos e brincadeiras e em um ambiente motivante e agradável em que geralmente as crianças gostam de estar, a água. Vamos dar exemplos de como as inteligências múltiplas são vivenciadas normalmente nas aulas de natação e também sugestões de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que ajudam a estimular as diferentes inteligências durante as aulas
Ver menos
Abstract: The theory of multiple intelligences was developed in order to attempt the idea of calculating intelligence through LQ. tests. Haward Gardner suggested that people had a greater potential than that measured in tests, besides they had different capacities. He named these capacities as...
Ver mais
Abstract: The theory of multiple intelligences was developed in order to attempt the idea of calculating intelligence through LQ. tests. Haward Gardner suggested that people had a greater potential than that measured in tests, besides they had different capacities. He named these capacities as multiple intelligences and they are all related to abilities. They are: linguistic intelligence, logical-mathematical intelligence, spatial intelligence, bodily-Kinesthetic intelligence, musical intelligence, interpersonal intelligence, intrapersonal intelligence, naturalist intelligence. Gardner also says that if people are stimulated they can develop those eight intelligences in a very satisfactory way. Taking the advantage of the fact that swimming can be practiced by a great deal of children at the age that Antunes (2003) considers ideal to stimulate the multiple intelligences, between 6 and 12 years old, we can use, in the learning of swimming, different activities which give children experience and the stimulus to the multiple intelligences. Besides, of course, the learning of swimming contributes to the motor development, with the increase of the motor baggage, through fun games and in a pleasant and motivating environment that children usually like to be: the water. We'll give some examples of how multiple intelligences are usually experimented in the swimming classes and also suggestions of playful activities and games that help to stimulate the different intelligences
Ver menos
As inteligencias multiplas e o aprendizado da natação
Luciana Cristina Sertori
As inteligencias multiplas e o aprendizado da natação
Luciana Cristina Sertori
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra