A educação fisica no ensino infantil : uma forma de intervenção no interior da escola
Teresa Cristina Camilotti
TCC
Português
TCC/UNICAMP C146e
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
56 p.
Orientador: Ademir de Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Ao tratar-se de Educação Infantil, torna-se ainda mais claro o descaso com a Educação Física, a qual raramente consta no quadro de horários das Escolas Municipais e Estaduais. Isso se deve ao plano educacional subdesenvolvido do país, que infelizmente não valoriza o ensino de base. O...
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Resumo: Ao tratar-se de Educação Infantil, torna-se ainda mais claro o descaso com a Educação Física, a qual raramente consta no quadro de horários das Escolas Municipais e Estaduais. Isso se deve ao plano educacional subdesenvolvido do país, que infelizmente não valoriza o ensino de base. O pensamento prioritário descreve uma realidade, na qual professores de educação infantil são aqueles que apresentam nível de escolaridade inferior, e, por conseguinte, salários também pouco valorizados. Portanto, no que se refere à ação desenvolvida nas instituições que trabalham com crianças pequenas, pode-se concluir que "quanto menor o educando, menor o nível de qualificação exigido do profissional" (Gallardo, 1998). Dessa forma, a minha pesquisa parte da concepção de que os valores sociais presentes atualmente também são reflexo dessa educação básica desqualificada e tão esquecida pelos representantes da Educação nesse país. Assim sendo, proponho diagnosticar, avaliar e intervir nas atividades corporais com as crianças de 5 a 6 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil "São Benedito", situada na cidade de Pedreira/SP. Nessas aulas, o objetivo é proporcionar às crianças a vivência de todos os conteúdos abrangidos pela Educação Física, proporcionando a integração das suas habilidades motoras de forma lúdica e simbólica, de modo a instigar a consciência crítica da realidade e da sociedade que as cercam A Metodologia mais apropriada às minhas idéias foi a Pesquisa-Ação, a qual THIOLLENT caracteriza como uma linha de pesquisa associada a diversas formas de ação coletiva, que é orientada em função da resolução de problemas ou de objetivos de transformação. Sendo assim, além da participação dos alunos, professores e direção, essa estratégia supõe uma forma de ação planejada de caráter educacional no interior dessa Escola Municipal Infantil
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Abstract: Not informed
A educação fisica no ensino infantil : uma forma de intervenção no interior da escola
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