Optica tatil : reflexões sobre o desenvolvimento do deficiente visual a partir da pratica pedagogica de educação fisica
Rodrigo Antonio Chioda
TCC
Português
TCC/UNICAMP C442o
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
34 p.
Orientador: Jose Julio Gavião de Almeida
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho destina-se a descrever as reflexões sobre o desenvolvimento da pessoa portadora de deficiência visual a partir da prática pedagógica da Educação Física que realizei através de uma bolsa de iniciação científica PTBIC/CNPq bem como no contato com a população de deficientes...
Ver mais
Resumo: Este trabalho destina-se a descrever as reflexões sobre o desenvolvimento da pessoa portadora de deficiência visual a partir da prática pedagógica da Educação Física que realizei através de uma bolsa de iniciação científica PTBIC/CNPq bem como no contato com a população de deficientes visuais através de várias práticas de estágio. Utilizo como referencial o modelo de desenvolvimento proposto por Vygotsky alicerçado na idéia de que este se constrói, sobretudo nas relações sociais do indivíduo. O início desse desenvolvimento se dá através da inteligência prática caracterizada principalmente pela manipulação de instrumentos produzindo técnicas. Mauss amplia esse conceito para as técnicas corporais afirmando que o corpo é o primeiro instrumento utilizado pelo ser humano para desenvolver tais técnicas. Para Mauss a transmissão dessas técnicas é um importante diferenciador da espécie humana de outras espécies animais e essa transmissão se dá, sobretudo pela oralidade. Reporto-me então novamente à Vygotsky e a estudos baseados em sua teoria que afirmam que, o desenvolvimento da linguagem no deficiente visual em nada difere em relação à pessoa não deficiente. Sendo a linguagem responsável pelo momento de maior significação no desenvolvimento humano quando na sua conjunção com a inteligência prática desenvolvimento no deficiente é o mesmo que no não deficiente. Vygotsky classifica a aprendizagem e o brinquedo como importantes fatores para o desenvolvimento já que através deles a criança entra em contato com sua zona de desenvolvimento proximal. Paralelamente a isto o movimento é principal mecanismo de percepção do meio do deficiente visual, que percebe espaço através do tempo que seu corpo se manteve em movimento. Sendo o movimento especialmente importante para o deficiente visual e a aprendizagem e o brinquedo importantes alavancadores do desenvolvimento concluo considerando a Educação Física um importante meio de relação dos fatores necessários para o desenvolvimento dessa população
Ver menos
Abstract: Not informed
Optica tatil : reflexões sobre o desenvolvimento do deficiente visual a partir da pratica pedagogica de educação fisica
Rodrigo Antonio Chioda
Optica tatil : reflexões sobre o desenvolvimento do deficiente visual a partir da pratica pedagogica de educação fisica
Rodrigo Antonio Chioda
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra