Uma experiencia utilizando concepções de aulas abertas no ensino da educação fisica em uma escola publica
Guilherme Astolfi Caetano Nico
TCC
Português
TCC/UNICAMP N541e
Campinas, SP : [s.n.], 2000.
17 p.
Orientador: João Batista da Silva Freire
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Pretendemos, com este trabalho, buscar evidências nos registros das aulas lecionadas com adolescentes, todos pertencentes a uma turma de 8a série do ensino fundamental de uma escola pública, no ensino da Educação Física. Evidências típicas que caracterizem aulas abertas, interpretando, a...
Ver mais
Resumo: Pretendemos, com este trabalho, buscar evidências nos registros das aulas lecionadas com adolescentes, todos pertencentes a uma turma de 8a série do ensino fundamental de uma escola pública, no ensino da Educação Física. Evidências típicas que caracterizem aulas abertas, interpretando, a partir das situações verificadas nas aulas, tais características do ensino aberto, descrevendo as aulas vivenciadas na rede pública de ensino, nas condições reais que os professores encontram no dia a dia nas escolas públicas do Brasil, pontuando os sinais positivos, bem como os sinais negativos verificados nesta experiência com aulas abertas centradas no aluno, através da prática e relato das aulas, tendo como principal referencial teórico o trabalho do professor Hildebrandt que escreveu na Alemanha, juntamente com Laging o livro "Concepções Abertas no Ensino da Educação Física". Por princípio, o ensino aberto deve centrar sua atenção no aluno, ou seja, em seus interesses e necessidades. O aluno deve ser visto como sujeito do ensino e não como objeto, como agente histórico capaz de interferir na sua realidade. O processo de aprendizagem no ensino de aulas abertas privilegia situações pedagógicas onde o aluno deve aprender pela prática a dirigir suas próprias ações, a agir autonomamente, a decidir em conjunto e sozinho, aprender a agir de maneira cooperativa, criativa e comunicativa. Nesta investigação, optamos pela abordagem qualitativa da pesquisa. Recorremos à caracterização dada por Ludke e André (1986), para justificar o porque da nossa escolha. O trabalho foi realizado, na Escola Estadual Gustavo Marcondes, localizada à Rua Almeida Garret, n.° 787 - Taquaral - Campinas-SP
Ver menos
Abstract: Not informed
Uma experiencia utilizando concepções de aulas abertas no ensino da educação fisica em uma escola publica
Guilherme Astolfi Caetano Nico
Uma experiencia utilizando concepções de aulas abertas no ensino da educação fisica em uma escola publica
Guilherme Astolfi Caetano Nico
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra