A atuação do professor de educação fisica em escola do ensino regular perante o processo de inclusão
Thais Helena Mollar
TCC
Português
TCC/UNICAMP M735a
Campinas, SP : [s.n.], 2001.
38 p.
Orientador: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais (PCNEE) no ensino regular vêm acontecendo há algum tempo em nosso país, respaldado por algumas leis. Consequentemente, a inclusão destas crianças nas aulas de Educação Física, também deveria acontecer, considerando a...
Ver mais
Resumo: O processo de inclusão de pessoas com necessidades educativas especiais (PCNEE) no ensino regular vêm acontecendo há algum tempo em nosso país, respaldado por algumas leis. Consequentemente, a inclusão destas crianças nas aulas de Educação Física, também deveria acontecer, considerando a grande importância da aquisição de conhecimentos da cultura corporal (jogo, esporte, luta, dança, ginástica) que muitas vezes só a Educação Física escolar proporciona, e também considerando a obrigatoriedade dada por leis, como no caso da LDB. Assim, este trabalho possui o propósito de verificar se realmente este processo da inclusão das PCNEE está ocorrendo do âmbito da Educação Física escolar e se os professores desta área estão seguros e preparados para enfrentarem este processo. Para isso, foi utilizada uma pesquisa qualitativa de observação sistemática das aulas de Educação Física de quatro escolas (2 municipais e 2 particulares), além de aplicação de um questionário com os quatro professores das aulas de Educação Física observadas. Ao analisarmos os resultados, temos que o processo de inclusão está caminhando lentamente, principalmente considerando as aulas de Educação Física de algumas escolas. Os professores tentam incluir seus alunos, apesar da falta de segurança para lidar com esse processo, que para eles é um grande desafio que precisa ser ultrapassado
Ver menos
Abstract: Not informed
A atuação do professor de educação fisica em escola do ensino regular perante o processo de inclusão
Thais Helena Mollar
A atuação do professor de educação fisica em escola do ensino regular perante o processo de inclusão
Thais Helena Mollar
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra