A importancia da apresentação do feedback extrinseco no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras
Fabiane da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38i
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
37 p.
Orientador: Hermes Ferreira Balbino
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras pode ser inferido por variáveis como a demonstração, a observação e o feedback. É importante que o professor conheça e saiba como se beneficiar dessas variáveis de modo a contribuir com a formação global dos alunos, valorizando o...
Ver mais
Resumo: O processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras pode ser inferido por variáveis como a demonstração, a observação e o feedback. É importante que o professor conheça e saiba como se beneficiar dessas variáveis de modo a contribuir com a formação global dos alunos, valorizando o processo de aquisição das ações motoras habilidosas e não só o resultado final delas. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi analisar os mecanismos envolvidos nesse processo, bem como os fatores que contribuem para ele. Através de uma revisão bibliográfica, apresentamos o feedback extrínseco como importante variável de intervenção pedagógica. Conhecendo sua origem, sua classificação, função e formas de apresentação foi possível estabelecer uma interface desse mecanismo com o aprendizado das habilidades motoras, relacionando os aspectos práticos que devem ser considerados ao utilizar-se do feedback na estruturação do plano pedagógico. Consideramos o feedback extrínseco como um fator importante que auxilia o aprendizado principalmente por estar subordinado à orientação do professor, que deve saber quando, onde e como oferecê-lo e por estimular o aluno iniciante a desenvolver sua própria capacidade de percepção dos movimentos até executá-lo de maneira independente
Ver menos
Abstract: The process of teach-learning of the motor abilities can be inferred by variable as the demonstration, the comment and feedback. It is important hat the professor knows and knows as if to benefit of these variable in order to contribute with the global formation of the pupils, being valued...
Ver mais
Abstract: The process of teach-learning of the motor abilities can be inferred by variable as the demonstration, the comment and feedback. It is important hat the professor knows and knows as if to benefit of these variable in order to contribute with the global formation of the pupils, being valued the process of acquisition of adept the motor actions and not only the final result of them. In this context, the objective of this study was to analyze the involved mechanisms in this process, as well as the factors that contribute for it. Through a bibliographical revision, we present extrinsic feedback as important variable of pedagogical intervention. Knowing its origin, its classification, function and forms of presentation it was possible to establish an interface of this mechanism with the learning of the motor abilities, being related the practical aspects that they must be considered when using itself of feedback in the estrutura of the pedagogical plan. We consider extrinsic feedback as factor important that it mainly assists the learning for being subordinated to the orientation of the professor, who must know when, where and as to offer it and for stimulating the beginning pupil to develop its proper capacity of perception of the movements until executing it in independent way
Ver menos
A importancia da apresentação do feedback extrinseco no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras
Fabiane da Silva
A importancia da apresentação do feedback extrinseco no processo de ensino-aprendizagem das habilidades motoras
Fabiane da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra