Tecnologia "assistiva" no contexto da atividade motora adaptada
Alda Sonia Peres Brasileiro
TCC
Português
TCC/UNICAMP B736t
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
54 p.
Orientadora: Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes Tavares
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: TECNOLOGIA "ASSISTIVA" significa qualquer item, peça de equipamento ou sistema de produtos adquiridos comercialmente, modificados ou feitos sob medida, usado para aumentar, manter ou melhorar as habilidades do individuo com limitações funcionais. A tecnologia "assistiva" abrange adaptações,...
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Resumo: TECNOLOGIA "ASSISTIVA" significa qualquer item, peça de equipamento ou sistema de produtos adquiridos comercialmente, modificados ou feitos sob medida, usado para aumentar, manter ou melhorar as habilidades do individuo com limitações funcionais. A tecnologia "assistiva" abrange adaptações, aparelhos de assistência, equipamentos de auto-ajuda e recursos facilitadores do dia-a-dia das pessoas portadoras de necessidades especiais. Os objetivos desta pesquisa foram: disponibilizar informações sistematizadas sobre a tecnologia "assistiva" para os profissionais da área de Educação Física e verificar o conhecimento e a experiência com a tecnologia "assistiva" entre os alunos do Curso de Especialização de Atividade Motora Adaptada da FEF. O texto foi elaborado a partir de levantamento bibliográfico que abrange: considerações gerais, classificação, área de aplicação, contexto da Medicina de Reabilitação e aspectos psicossociais da Tecnologia "Assistiva". Foi dado maior enfoque à POSTURA, que é uma das áreas de aplicação da Tecnologia "Assistiva" que acreditamos esteja mais integrada na Educação Física Adaptada. Foi realizada pesquisa de campo mediante a técnica de aplicação de questionário. Os sujeitos pesquisados pertencem à turma do Curso de Especialização de Atividade Motora Adaptada de 2002, formada por professores de Educação Física, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e um Pedagogo. A partir da análise dos dados obtidos por meio dos questionários, pudemos constatar que a maioria dos alunos atua com a Atividade Motora Adaptada em instituições, escolas e academias, e que sua clientela se compõe de portadores de deficiência física que encontram dificuldades para se posicionar quando estão em atividades. Dos 26 alunos que responderam ao questionário, 17 não conhecem a tecnologia "assistiva", e 22 acreditam que poderiam melhorar a qualidade de suas aulas se a tecnologia "assistiva" estivesse mais integrada na Atividade Motora Adaptada como um todo. Nas respostas sobre "descrever e apontar a função da tecnologia ¿assistiva¿ verificamos que a maioria tem pouco conhecimento sobre ela. Essa escassez de conhecimento e a relevância da tecnologia "assistiva" em ampliar as possibilidades de experiências motoras apontaram a importância da divulgação deste assunto entre os professores que atuam com a Atividade Motora Adaptada
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Abstract: Not informed
Tecnologia "assistiva" no contexto da atividade motora adaptada
Alda Sonia Peres Brasileiro
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