Avaliando o programa de atividade aquatica para deficientes mentais : fortalecendo a relação mãe e filho
Sandra Maria Mendes Pazelli
TCC
Português
TCC/UNICAMP P298a
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
34 p.
Orientador: Jose Luiz Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A partir da participação como monitora no Programa de Atendimento à Pessoa Portadora de Necessidades Educacionais Especiais - "Educação Física para Todos" na Faculdade de Educação Física e Técnicas Desportivas das Faculdades Integradas de Guarulhos, surgiu o interesse em aprofundar o...
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Resumo: A partir da participação como monitora no Programa de Atendimento à Pessoa Portadora de Necessidades Educacionais Especiais - "Educação Física para Todos" na Faculdade de Educação Física e Técnicas Desportivas das Faculdades Integradas de Guarulhos, surgiu o interesse em aprofundar o envolvimento com o presente tema - Avaliando o programa de atividade aquática para deficientes mentais: fortalecendo a relação mãe e filho. Este estudo tem como objetivo, resgatar um programa cujo objetivo buscava fortalecer o vínculo afetivo mãe e filho, através da atividade aquática. Num primeiro momento, a metodologia utilizada foi baseada em pesquisa bibliográfica enfocando três áreas de pesquisa como a deficiência mental; a importância da atividade física para a pessoa com deficiência mental até chegar na natação propriamente dita; e questões relacionadas a família, criança e a afetividade. Num segundo momento foi feito uma análise documental, que apontou para dados importantes para o desenvolvimento desse estudo. Esta monografia se enquadra como pesquisa qualitativa com abordagem fenomenológico-hermenêutico. Foi constatado que o meio líquido por ser um ambiente que facilita a movimentação do corpo e envolve-o por completo, pode estimular muitas habilidades motoras para a criança deficiente mental. Pode-se concluir que a água é um ótimo agente estimulador e carrega consigo elementos lúdicos, pois permite a livre movimentação que, quando associada a um programa, brinquedos, músicas e principalmente a presença materna, proporciona estímulos muito significativos. Fica claro portanto, que devemos investir nas questões da família, mais especificamente da mãe, e nas questões da afetividade, visto que, mãe e afeto são fatores indispensáveis para o bom desenvolvimento de qualquer criança, em especial da criança deficiente mental
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Abstract: Not informed
Avaliando o programa de atividade aquatica para deficientes mentais : fortalecendo a relação mãe e filho
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