Proposta para o ensino do sapateado para crianças surdas
Keyla Ferrari
TCC
Português
TCC/UNICAMP F412p
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
43 p.
Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O sapateado é uma atividade que tem como principais características o ritmo e a coordenação motora. Para o bom desempenho do sapateador é necessário domínio rítmico. Enquanto os pés criam o padrão rítmico a música dá o compasso. Neste projeto o objetivo está centrado na estratégia de ensino...
Ver mais
Resumo: O sapateado é uma atividade que tem como principais características o ritmo e a coordenação motora. Para o bom desempenho do sapateador é necessário domínio rítmico. Enquanto os pés criam o padrão rítmico a música dá o compasso. Neste projeto o objetivo está centrado na estratégia de ensino de sapateado para criança surda. Se o problema para realização desta atividade é a falta de audição e de percepção rítmica, nosso objetivo específico foi tornar possível o aprendizado do sapateado pela criança surda através da compreensão das estruturas rítmicas e percepção da vibração dos sons feitos pelas batidas dos pés. Recorremos à utilização de um tablado de madeira e de "dicas" visuais, através da adaptação do sistema Kanotation (simbologia do sapateado americano), utilizando cores e figuras, para que ocorresse a associação do desenho à batida dos pés e a realização do som por eles produzidos. O grupo foi constituído por cinco crianças surdas e uma ouvinte, de ambos os sexos, entre as idades de nove a doze anos, da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Auditivo de ltu (APADAI). A prática foi estruturada em três etapas, um, dois e três, visando organizar uma proposta coerente com o entendimento e assimilação dos elementos pelas crianças em cada uma das etapas
Ver menos
Abstract: Not informed
Proposta para o ensino do sapateado para crianças surdas
Keyla Ferrari
Proposta para o ensino do sapateado para crianças surdas
Keyla Ferrari
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra