Atividade fisica como apoio ao trabalho com dislexicos
Lazara Maria Ferreira Cabral
TCC
Português
TCC/UNICAMP C112a
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
30 p.
Orientado: Edison Duarte
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem, específico da linguagem, caracterizado por dificuldades na leitura e escrita. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar as alternativas que a Educação Física pode promover no desenvolvimento intelectual e emocional, bem como, no...
Ver mais
Resumo: A dislexia é um dos muitos distúrbios de aprendizagem, específico da linguagem, caracterizado por dificuldades na leitura e escrita. O presente trabalho teve como objetivo demonstrar as alternativas que a Educação Física pode promover no desenvolvimento intelectual e emocional, bem como, no processo de aquisição do conhecimento por indivíduo disléxico. Em nossa revisão de literatura procuramos abordar o histórico e a "origem" da dislexia, demonstrando estatísticas sobre casos nacionais e internacionais e enfatizando seus principais sintomas, métodos para diagnosticar, formas de trabalhar com indivíduo disléxico e os tipos de dislexia e de disléxico. Procuramos demonstrar, também, a importância da atividade física como alternativa e apoio no trabalho com disléxico, principalmente os jogos e as brincadeiras, que são de grande relevância na aquisição da leitura e da escrita por indivíduo disléxico, no sentido de favorecer o desenvolvimento motor. Pelo estudo, observamos que a dislexia ainda é objeto de pesquisa e que a Educação Física pode ser uma grande alternativa de ajuda no desenvolvimento da coordenação motora grossa dos indivíduos portadores desse distúrbio de aprendizagem Considerando que o potencial do disléxico é incalculável e varia entre indivíduos, os cursos de formação, principalmente de educadores, devem dar mais ênfase ao ensino e metodologias de como reconhecer e educar um indivíduo disléxico. Nesse sentido, o papel da Educação Física, associada às ações de outros profissionais da área pedagógica, poderá auxiliar o indivíduo disléxico na mitigação de suas dificuldades e aquisição de auto-estima, levando-o à maior inclusão no meio social
Ver menos
Abstract: The dyslexia is one of the many learning disturbances, specific of the language, which is characterized by difficulties in the reading and writing. The present work had as objective to demonstrate the alternatives that the Physical education can promote in the intellectual and emotional...
Ver mais
Abstract: The dyslexia is one of the many learning disturbances, specific of the language, which is characterized by difficulties in the reading and writing. The present work had as objective to demonstrate the alternatives that the Physical education can promote in the intellectual and emotional development as well as in the process of acquisition of know ledge by dyslexic individual. In our literature revision, we tried to approach the histories report and the "origin" of dyslexia, demonstrating statistics on national and international cases, and we emphasized their main symptoms, methods of diagnosis, forms of working with dyslexic individual and the types of dyslexia and of dyslexic. We also tried to demonstrate, the importance of the physical activity as alternative and support for the work wi.th dyslexic, mainly the games and the places, that are of great relevance in the acquisition the reading and writing for dyslexic individual, in the sense of favoring the motion development. For the study we observed that the dyslexia is still research object and that the physical education can be a great alternative to help in the development of the thick motion coordination of the individual¿s bearer¿s o f that learning disturbance. Considering that the potential of the dyslexic is incalculable, and it varies among individuals, the formation courses, mainly of educators, they should give more emphasis to the teaching and methodologies of how to recognize and to educate a dyslexic individual In that sense, the role of physical education, associated with actions from other professionals of the pedagogic area, can aid the dyslexic individual in the mitigation of their difficulties and self-esteem acquisition, taking him a larger inclusion in the social life
Ver menos
Aberto
Atividade fisica como apoio ao trabalho com dislexicos
Lazara Maria Ferreira Cabral
Atividade fisica como apoio ao trabalho com dislexicos
Lazara Maria Ferreira Cabral
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra