Projeto de atendimento as pessoas PNEE/inclusão "Educação fisica para todos" : avaliando o contexto
Fabia Freire da Silva
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si38p
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
61 p.
Orientador: Jose Luiz Rodrigues
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Verificou-se a possibilidade efetiva de inclusão dos alunos com deficiência mental no programa de atividade física da Faculdade de Educação Física de Gruarulhos. Justificamos nossa preocupação, tendo em vista, a grande discussão a cerca deste tema em diversas áreas de atuação a nível...
Ver mais
Resumo: Verificou-se a possibilidade efetiva de inclusão dos alunos com deficiência mental no programa de atividade física da Faculdade de Educação Física de Gruarulhos. Justificamos nossa preocupação, tendo em vista, a grande discussão a cerca deste tema em diversas áreas de atuação a nível mundial; sendo assim, torna-se pertinente a adequada discussão à atual realidade na qual está inserida a Educação Física. Utilizamos como recurso metodológico, a entrevista, onde foi elaborado um roteiro com perguntas direcionadas ao coordenador do projeto, aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais , aos alunos regularmente matriculados, ao monitor e ao professor de Educação Física. Os resultados apontaram que a inclusão, de alunos portadores de deficiência ainda está dando os primeiros passos, pois a sociedade está calcada em preconceitos, os quais se arrastam ao longo da história, em que os profissionais graduados demonstram certa insegurança para trabalhar com esta população. Concluímos, portanto, que se torna indispensável para o profissional de Educação Física , deter o conhecimento em relação à população a ser trabalhada e que tal aceitação e/ou inclusão social dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais está se constituindo em uma nova realidade, na qual pode a Educação Física ser um dos caminhos para alcançar este objetivo
Ver menos
Abstract: This study has as it aim to verify the possibility of inclusion of Mental Deficiency children in the Physical Activity Program of the Faculdade de Educação Física de Guarulhos. We justify our worryness considering the great interest about the subject in several áreas of acting ali over the...
Ver mais
Abstract: This study has as it aim to verify the possibility of inclusion of Mental Deficiency children in the Physical Activity Program of the Faculdade de Educação Física de Guarulhos. We justify our worryness considering the great interest about the subject in several áreas of acting ali over the world. So, it is extremely important to adecquate the discussion to the present reality where Physical Education is insert in Brazil. We used as methodological resource an interview, where it was elaborated a guide with questions difected to: the project manager, DSEN (Disease of Special Educational Necessities) students, regular applied students, the group coordinator and the teacher Physical Education. The results appointed that the inclusion of deficient students in specifical programs is a lackness because the society is full of prejudices which in certain way disturbs the labour of the experts in the area. We conclude, therefore, it is rather important for the Physical Education professional to absorve the knowledge about the population to be studied and inclusion and social acception of DSEN students are becoming new reality in which the Science could be one of the ways to reach this aim
Ver menos
Projeto de atendimento as pessoas PNEE/inclusão "Educação fisica para todos" : avaliando o contexto
Fabia Freire da Silva
Projeto de atendimento as pessoas PNEE/inclusão "Educação fisica para todos" : avaliando o contexto
Fabia Freire da Silva
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra