O desenvolvimento motor em crianças entre 4 e 7 anos
Daniele de Almeida
TCC
Português
TCC/UNICAMP Al64d
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
42 p.
Orientador(res): Aguinaldo Gonçalves. Marcy Garcia Ramos
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O conhecimento vem da ação que a própria criança realiza, portanto a intenção consciente do educador no sentido de desencadear sua ação, torna-se fundamentai. Através da brincadeira a criança aprende, entre outras coisas, a conhecer a si própria, as pessoas que a cercam, as relações entre as...
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Resumo: O conhecimento vem da ação que a própria criança realiza, portanto a intenção consciente do educador no sentido de desencadear sua ação, torna-se fundamentai. Através da brincadeira a criança aprende, entre outras coisas, a conhecer a si própria, as pessoas que a cercam, as relações entre as pessoas e os papéis que elas assumem. Daí a necessidade do professor resgatar a brincadeira infantil no seu trabalho. O jogo é fundamental para o desenvolvimento da inteligência e do ser humano como um todo. É através do jogo que a criança prende sobre a natureza, os eventos sociais, a estrutura e a dinâmica interna do seu corpo. Diante dos pressupostos apresentados, cabe ao educador de Educação Física planejar situações e estratégias em que os conteúdos e métodos sejam adequados às fases de desenvolvimento da inteligência da criança as quais podem eventualmente não coincidir com a sua idade cronológica. A inteligência está presente em todas as ações do homem, mesmo as que são na sua aparência, exclusivamente motoras. E muito difícil, senão impossível, estabelecer limites entre a aprendizagem motora e a intelectual. Quando acontece a primeira, seguramente está ocorrendo a segunda. Portanto a atividade física, não pode ser considerada unicamente no plano motor, precisa ser considerada também no plano intelectual. Para tanto é preciso que o profissional da área considere o homem como um ser total, indivisível e não um organismo passivo, manipulável e treinável; buscando sempre o conhecimento de como a criança se desenvolve física e intelectualmente. Entre as atividades a serem propostas nos primeiros anos de escolaridade estão certamente os jogos que têm um papel fundamental no desenvolvimento afetivo, psicomotor, cognitivo e social da criança
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Abstract: Not informed
O desenvolvimento motor em crianças entre 4 e 7 anos
Daniele de Almeida
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