Educação fisica : implicações na definição da noção de lateralidade em pre-escolares normais
Viviane Baron Jacinto
TCC
Português
TCC/UNICAMP J119e
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
30 p.
Orientador: Ademir de Marco
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O presente estudo tem como tema a lateralidade e seu objetivo é mostrar os benefícios das aulas de Educação Física na definição da dominância lateral pedal, manual e visual de crianças pré-escolares, cujas condições financeiras e atividades realizadas no período extra escolar são...
Ver mais
Resumo: O presente estudo tem como tema a lateralidade e seu objetivo é mostrar os benefícios das aulas de Educação Física na definição da dominância lateral pedal, manual e visual de crianças pré-escolares, cujas condições financeiras e atividades realizadas no período extra escolar são aproximadamente as mesmas (dados coletados nas instituições). Para isso foram aplicados testes de lateralidade em dois grupos de meninos e meninas (trinta e sete pré escolares no total), sendo que um deles é de crianças de uma creche da região sul da cidade de Campinas (não possui aulas de Educação Física) e o outro do Prodecad (frequenta aulas de Educação Física). Cada pré-escolar realizou três tentativas de cada prova as quais foram: 62 jogar uma bola de tênis para o examinador), 81 (chutar uma bola) e 118 (olhar um alvo por um orifício do cartão) do livro ''Exame Neurológico Evolutivo do pré-escolar normal" de Antonio B. Lefêvre. Todas as crianças foram testadas pela mesma pessoa e utilizaram os mesmos materiais (bola de tênis, bola de borracha e cartão). Devido ao maior índice de constância nas tentativas das três provas do grupo de alunos de Educação Física, comprova-se que essas aulas auxiliam no processo de lateralização em indivíduos nessa faixa etária
Ver menos
Abstract: Not informed
Educação fisica : implicações na definição da noção de lateralidade em pre-escolares normais
Viviane Baron Jacinto
Educação fisica : implicações na definição da noção de lateralidade em pre-escolares normais
Viviane Baron Jacinto
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra