Pedagogia do step para iniciantes : utilizando coreografias
Vanessa Belissimo
TCC
Português
TCC/UNICAMP B417p
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
53 p.
Orientadora: Vera Aparecida Madruga Forti
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: No decorrer do meu curso de graduação pude participar como monitora do projeto de extensão "Condicionamento Físico" da FEF (Unicamp) e durante esse período percebi que muitos alunos faltavam ou iam caminhar no horário em que desenvolvíamos a atividade física aeróbia no step, só retornando no...
Ver mais
Resumo: No decorrer do meu curso de graduação pude participar como monitora do projeto de extensão "Condicionamento Físico" da FEF (Unicamp) e durante esse período percebi que muitos alunos faltavam ou iam caminhar no horário em que desenvolvíamos a atividade física aeróbia no step, só retornando no momento que realizávamos os exercícios de resistência muscular localizada. Muitos iniciantes desistiam na primeira semana de aula devido à heterogeneidade dos alunos. Essa evasão motivou-me a pesquisar qual era o verdadeiro motivo pelo qual os alunos desistiam desta atividade física. Ao consultar a literatura, percebi que o escasso material relatava apenas os benefícios físicos, psíquicos e sociais, e que os textos e livros didáticos não abordavam nada sobre a metodologia, a didática ou a pedagogia utilizadas para a aprendizagem dessa atividade física. Dessa forma, despertou-me a idéia de desenvolver uma metodologia que fizesse com que os alunos pudessem ampliar seu leque de atividades físicas e a partir disso propusemos uma atividade com o seguinte slogan "Pedagogia do step para iniciantes, utilizando coreografias". Participaram desta pesquisa 30 indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 18 a 40 anos, que nunca haviam participado desta atividade física. O programa de condicionamento físico no step foi oferecido durante o primeiro semestre de 2002, com duas sessões/semanais, com duração de 1 hora. Inicialmente utilizamos somente passos simples (com poucos floreios e giros, sem recrutar os membros superiores), e íamos incrementando a medida que os alunos davam um feedback positivo para coreografias mais complexas. O ritmo da música utilizada também foi de forma crescente (bpm= batimento por minuto). As aulas foram filmadas para que pudéssemos acompanhar e relacionar a evolução dos alunos e das coreografias com a freqüência destes em aula. Os resultados nos mostraram que as variáveis: sexo, idade, profissão, e histórico motor não tiverem grande influência para a aprendizagem desta atividade física que é considerada um "bicho papão" para os iniciantes. Já em relação às aulas de step em academias, podemos perceber que os fatores assiduidade e heterogeneidade dos alunos ocasionam freqüentemente a desistência destes e a frustração do professor que associa isto à sua metodologia e pedagogia, mas que muitas vezes é a não diferenciação de turmas o fator predominante. Concluindo este trabalho, podemos inferir que por meio de um trabalho contínuo, com assiduidade por parte dos alunos é possível propiciar um condicionamento físico e um aprendizado motor. Para que próximas pesquisas possam utilizar essa experiência que foi de grande valia, desenvolvemos um CD-ROM que fará parte do conteúdo desta monografia contendo todas as coreografias que foram desenvolvidas durante essa pesquisa de conclusão de curso
Ver menos
Abstract: Not informed
Pedagogia do step para iniciantes : utilizando coreografias
Vanessa Belissimo
Pedagogia do step para iniciantes : utilizando coreografias
Vanessa Belissimo
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra