O ludico e a deficiencia visual nas aulas de educação fisica
Carolina Reis da Silveira
TCC
Português
TCC/UNICAMP Si39L
Campinas, SP : [s.n.], 2002.
51 p.
Orientadora: Mey de Abreu van Munster
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A presente pesquisa apresenta como tema "o lúdico nas aulas de Educação Física incluindo crianças com deficiência visual" Os objetivos voltam-se à discussão sobre o papel do componente lúdico nas aulas de Educação Física Inclusiva e à elaboração de um conjunto de sugestões de atividades,...
Ver mais
Resumo: A presente pesquisa apresenta como tema "o lúdico nas aulas de Educação Física incluindo crianças com deficiência visual" Os objetivos voltam-se à discussão sobre o papel do componente lúdico nas aulas de Educação Física Inclusiva e à elaboração de um conjunto de sugestões de atividades, dentro do contexto da cultura corporal, condizentes com a realidade explicitada. Sob a perspectiva qualitativa, o estudo desenvolve-se por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, englobando discussões acerca dos termos chaves para posterior elaboração das sugestões. Alguns autores acreditam que o lúdico possa ser um instrumento pedagógico e /ou terapêutico eficiente, mas deve-se lembrar de suas características essenciais gratuidade, espontaneidade, diversão etc. Muitas vezes, essas características são "ignoradas" em detrimento das atividades de estimulação, que visam "compensar" um possível atraso no desenvolvimento motor da criança com deficiência visual. Segundo Blascovi-Assis (1992), há um forte ''impacto" entre "tempo livre" e "obrigações precoces" que atinge as crianças com deficiência no início do seu processo de escolarização e reabilitação. Em geral, as crianças com deficiência possuem sua rotina invadida por compromissos que as impedem de aprovei ta r todas as dimensões do referido aspecto lúdico Assim, Munster (2001) reforça a importância de assegurar às crianças com deficiência visual , oportunidades de desfrutar momentos lúdicos dentro de sua rotina domiciliar e institucional /escolar. Observa-se também Educação Física tem certamente um que o papel profissional fundamental de na transformação de "velhos" paradigmas dos pais e demais profissionais que estão dentro deste contexto, podendo ser uma pessoa extremamente capacitada a atuar como facilitadora desta relação e da exploração global do universo lúdico
Ver menos
Abstract: Not informed
O ludico e a deficiencia visual nas aulas de educação fisica
Carolina Reis da Silveira
O ludico e a deficiencia visual nas aulas de educação fisica
Carolina Reis da Silveira
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra