Estudos sobre os procedimentos de marketing aplicados nas academias de atividades fisicas
Juliana Borges de Rezende
TCC
Português
TCC/UNICAMP R339e
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
40 p.
Orientador: Paulo Cesar Montagner
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O setor de prestação de serviços referentes às academias vem a cada dia ganhando mais espaço em nossa sociedade seja pela influência da mídia ou ainda pela necessidade do homem em praticar alguma atividade que lhe proporcione além de saúde e bem-estar, autoconfiança. A partir da década de...
Ver mais
Resumo: O setor de prestação de serviços referentes às academias vem a cada dia ganhando mais espaço em nossa sociedade seja pela influência da mídia ou ainda pela necessidade do homem em praticar alguma atividade que lhe proporcione além de saúde e bem-estar, autoconfiança. A partir da década de 80, o exercício físico deixou de ser uma escolha puramente estética e passou a ser visto como uma atividade que traz benefícios inegáveis à saúde. Atualmente, as academias estão adotando os princípios do capitalismo moderno: profissionalização da gestão, técnicas de marketing sofisticadas, atualização tecnológica e parcerias com profissionais especializados em mercado financeiro. Já ficou para trás o amadorismo empresarial, em que a batalha pelo lucro se misturava com o simples prazer pela atividade física" (REVISTA EXAME, 2001). Por isso, as academias buscam oferecer produtos ou serviços que atendam os interesses do público satisfazendo suas necessidades e desejos. O ponto de partida para o estudo de marketing reside nas necessidades e desejos humanos. A humanidade necessita de água, comida, roupa e abrigo para sobreviver. Além disso, as pessoas desejam recreação, educação e outros serviços como a prática de exercícios físicos. A nova ordem mundial influencia diretamente o mercado priorizando agora muito mais os direitos dos clientes, imprimindo-lhes maior autonomia. Há uma variedade imensa de produtos, o que permite aos consumidores escolher aquilo que realmente lhes serve melhor. A academia deve-se basear num trabalho realizado com qualidade e profissionalismo, voltado para a satisfação dos clientes, a partir do conhecimento de suas características e interesses individuais. Muitos serviços oferecidos pelas academias têm como proposição básica atingir um modelo de saúde baseado em padrões corporais predeterminados, a fim de incrementar o número de alunos. Porém, a busca por esse ideal estético pode ser responsável pela elevada rotatividade de clientes e pela não disseminação da idéia da prática de exercício físico como um estilo de vida saudável (SABA, 2001). Além disso, outros fatores estão ligados à rotatividade nas academias, tais como, a localização, a qualidade do atendimento e do serviço, as instalações, os preços das mensalidades, as variedade de atividades físicas, dos profissionais e etc. Alguns desses motivos estão ligados diretamente ao marketing. Sendo assim, as estratégias de marketing podem ser utilizadas pelas academias para auxiliar no aumento do número de alunos e na manutenção dos que já existem
Ver menos
Abstract: Not informed
Estudos sobre os procedimentos de marketing aplicados nas academias de atividades fisicas
Juliana Borges de Rezende
Estudos sobre os procedimentos de marketing aplicados nas academias de atividades fisicas
Juliana Borges de Rezende
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra