O ritmo e a criança em idade pre-escolar
Selma Maria Lona Beletatti
TCC
Português
TCC/UNICAMP B411r
Campinas, SP : [s.n.], 1996.
49 p.
Orientadora: Elizabeth Paoliello Machado de Souza
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este trabalho tem como meta compreender o ritmo, seu desenvolvimento e suas implicações no desenvolvimento da criança na idade pré-escolar. Apresenta considerações sobre este fenômeno, enfocando a sua importância nos fenômenos universais e no ser humano, principalmente em seus movimentos,...
Ver mais
Resumo: Este trabalho tem como meta compreender o ritmo, seu desenvolvimento e suas implicações no desenvolvimento da criança na idade pré-escolar. Apresenta considerações sobre este fenômeno, enfocando a sua importância nos fenômenos universais e no ser humano, principalmente em seus movimentos, relacionados aos aspectos biológicos e sociais. Tem a preocupação de abordar os conceitos de ritmo, seu desenvolvimento e sua ligação aos elementos musicais, além de sua aplicabilidade à questão educacional. Aborda também o método de Emile Jacques Dalcroze, considerado como uns dos principais trabalhos sistematizados sobre este assunto. Este estudo preocupa-se ainda com o desenvolvimento global da criança, em idade pré-escolar, enfatizando o desenvolvimento da motricidade e a formação do esquema corporal, relacionados à aquisição da percepção espaço-temporal. Em seguida, ocorre no trabalho uma ligação mais consistente do fenômeno ritmo com o desenvolvimento infantil, e também apresentamos sugestões de formas de trabalho e atividades práticas, baseando-nos em autores citados, que associam estes dois fatores
Ver menos
Abstract: Not informed
O ritmo e a criança em idade pre-escolar
Selma Maria Lona Beletatti
O ritmo e a criança em idade pre-escolar
Selma Maria Lona Beletatti
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra