Analise da realidade das aulas de educação fisica no ensino medio
Thabata Persinotti Martini
TCC
Português
TCC/UNICAMP M365a
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
37 p.
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Através da análise feita dos relatórios de visitas às instituições educacionais do Ensino Médio feitos pelos alunos de licenciatura em Educação Física da Unicamp, na disciplina obrigatória MH502, Educação Motora II, realizadas nos períodos de 2001 e 2002, foi feito um retrato da realidade...
Ver mais
Resumo: Através da análise feita dos relatórios de visitas às instituições educacionais do Ensino Médio feitos pelos alunos de licenciatura em Educação Física da Unicamp, na disciplina obrigatória MH502, Educação Motora II, realizadas nos períodos de 2001 e 2002, foi feito um retrato da realidade das aulas de Educação Física nesse nível de ensino da cidade de Campinas e Região. Para o desenvolvimento da pesquisa foi feito um breve relato da história da Educação Física no Brasil, acompanhando os passos que essa seguiu até os dias de hoje; um levantamento de algumas características do aluno de Segundo Grau no seu desenvolvimento biológico, psicológico e social e o sentido que estes alunos têm das aulas de Educação Física; e uma amostra do que propõe os PCNs dentro do Ensino Médio. Após esse procedimento, os dados obtidos foram analisados através de tabelas e discussões, e na conclusão foram expostos os resultados relacionando-os à bibliografia utilizada. O objetivo deste trabalho não é chegar a uma nova proposta de aulas de Educação Física para o Ensino Médio, mas sim mostrar em que condições essas aulas estão sendo ministradas, e os conteúdos utilizados mostrando a fragilidade da Educação Física no Ensino Médio.
Ver menos
Abstract: Through the analysis of some brazilian high schools visit reports made by the graduation students in Physical Education at State University of Campinas, attending the lecture MH502 - Educação Motora II (Motor Education II), during the years 2,001 and 2.002, I come up with this work to make...
Ver mais
Abstract: Through the analysis of some brazilian high schools visit reports made by the graduation students in Physical Education at State University of Campinas, attending the lecture MH502 - Educação Motora II (Motor Education II), during the years 2,001 and 2.002, I come up with this work to make a picture of the Physical Education reality in this education level. Therefore, I present a brief report of the history of Physical Education in Brazil, following the changes that have happened up to nowadays; I describe some characteristics of high schools students_like their_biological, psychological and social development, and their perception about the Physical Education classes; and what the PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais, or the brazilian guide to standard curriculum) purposes on the secondary level. Afterwards, the collected data is analyzed using tables and arguments, and in the conclusion I relate the results, connecting them to the researched bibliography. The objective of this work is not to aspire to a new proposal to the Physical Education classes for high school students, but to show the conditions that these classes are being applied, emphasizing the worked content
Ver menos
Ver menos
Analise da realidade das aulas de educação fisica no ensino medio
Thabata Persinotti Martini
Analise da realidade das aulas de educação fisica no ensino medio
Thabata Persinotti Martini
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra