A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
Maria Lucia Nogueira de Camargo
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP C14f
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
136 p. : il.
Orientador: Jose Carlos Paes de Almeida Filho
Tese aguardando autorização para liberação do texto completo no Repositório da Produção Científica e Intelectual da UNICAMP
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Resumo: Esta dissertação objetivou situar o formando, o formado e o formador no contexto da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado oferecidos pelos cursos de Letras que foram investigados neste projeto. Temos nos preocupado com a formação de professores de línguas que são confrontados muitas...
Ver mais
Resumo: Esta dissertação objetivou situar o formando, o formado e o formador no contexto da Prática de Ensino e Estágio Supervisionado oferecidos pelos cursos de Letras que foram investigados neste projeto. Temos nos preocupado com a formação de professores de línguas que são confrontados muitas vezes com um ideal teórico, mas que logo se deparam com as limitações severas da vida real. Dois tipos de questionários foram aplicados objetivando instanciar este distanciamento entre a teoria e o ensino efetivo nas salas. Os dados levantados foram obtidos de registros realizados durante 1999 e 2003 envolvendo alunos formandos de duas faculdades do interior paulista. Além dos questionários, outros instrumentos foram usados como os depoimentos gravados em fita, relatos sobre o Estágio Supervisionado e a avaliação da influência do mesmo na formação e na prática dos formados. Os resultados obtidos sugerem uma atitude positiva dos agentes no Curso de Letras, embora nele existam limitações que atingem diretamente o Estágio Supervisionado. As aspirações dos formandos quanto à sua futura prática suscitam questionamentos que deveriam ser elucidados previamente ao ingresso nos cursos. Os formados na ativa se decepcionam com a burocracia em seus empregos, especialmente em escolas públicas onde a autonomia é cerceada pelas leis internas do estabelecimento. O formador, bastante afetado pela realidade da formação, clama uma intervenção urgente das autoridades competentes no que concerne a formação de professores no aguardo de uma melhoria premente na área educacional do país e no futuro dos candidatos a essa profissão
Ver menos
Abstract: This dissertation aimed at inserting the university graduating students, the graduate and the supervisor at Letters Course and in-service teachers in the context of ¿Prática de Ensino e Estágio Supervisionado¿ provided by Letters courses that were looked into in this project. We have been...
Ver mais
Abstract: This dissertation aimed at inserting the university graduating students, the graduate and the supervisor at Letters Course and in-service teachers in the context of ¿Prática de Ensino e Estágio Supervisionado¿ provided by Letters courses that were looked into in this project. We have been concerned about the education of language teachers who have incorporated the theoretical ideal, however, they are soon faced with severe constraints between theory and practice of teaching. The collected data was got through records and questionnaires carried out during 1999 and 2003 involving graduating students of two colleges from the interior of São Paulo. Besides comments recorded in cassettes, other tools were used such as written reports on ¿Estágio Supervisionado¿ and the evaluation of its influence towards the formation and the practice of the graduates. The results suggest the agents¿ positive attitude to the Letters Course, even though it presents limitations which affect the ¿Estágio Supervisionado¿ directly. Most graduates¿ expectations, concerning their future practice should be previously clarified to the newcomers. The in-service graduate ones get frustrated with the bureaucracy regarding their jobs, specially in public schools. And the Supervisor at Letters, very much affected by the real situation of the teachers¿ education, ask the authorities for solutions concerning the area that affects the future of the country and the candidates to this profession as well
Ver menos
Almeida Filho, José Carlos Paes de, 1948-
Orientador
Cardoso, Rita de Cassia Tardin
Avaliador
Caltabiano, Maria Aparecida, 1949-
Avaliador
A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
Maria Lucia Nogueira de Camargo
A formação de professores de linguas na Universidade : entre o ideal teorico e o real da pratica
Maria Lucia Nogueira de Camargo
Exemplares
Nº de exemplares: 2
Não existem reservas para esta obra