Tem amigo novo na escola
Marina Brasiliano Salerno
TCC
Português
TCC/UNICAMP Sa32t
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
66 p.
Orientador: Paulo Ferreira de Araujo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: O tempo passado dentro da escola é suficientemente grande para pensarmos que laços de amizade que se formam reforçam a importância da participação nas instituições escolares. É lá que terão fortes influências na construção de conhecimento não apenas científico, mas também de crescimento...
Ver mais
Resumo: O tempo passado dentro da escola é suficientemente grande para pensarmos que laços de amizade que se formam reforçam a importância da participação nas instituições escolares. É lá que terão fortes influências na construção de conhecimento não apenas científico, mas também de crescimento pessoal em se tratando de relacionamentos, do trato com o outro, de saber conviver com o outro que possui pontos de vista diferentes e algumas vezes é fisicamente diferente.A inclusão, um processo que trará mudanças em toda nossa sociedade, incluindo o Sistema de Ensino, é um tema estudado por profissionais de várias áreas. Esses enfocam a formação profissional para o trabalho com pessoas com necessidades educativas especiais, a adequação ou readequação das escolas, das metodologias empregadas, sobre a formação profissional e espaço de emprego para essas pessoas, porém, pouco se pensa nos alunos, principal foco de nosso trabalho. Posto isso, esse trabalho trata do relacionamento de crianças com necessidades educativas especiais e seus colegas em escolas regulares que já iniciaram o processo de inclusão, durante as aulas de Educação Física, verificando se há o respeito pelo outro, o incentivo dos colegas para a prática das atividades efetivando ou não a filosofia inclusivista no segmento escolar. Isso foi observado através de três visitas, as quais seguiram apontamentos colocados na ficha de observação. Para verificarmos a interação entre os alunos utilizamos o método de intervalo, no qual durante o tempo das aulas de educação física observamos se os itens de interesse determinados para o trabalho ocorreram. Pudemos averiguar que o processo de inclusão está avançando nas escolas, porém, ainda há a super proteção ao aluno com necessidades educativas especiais
Ver menos
Abstract: The time spant inside the school is enough great to think that friendship bows that if they form strengthen the importance of the participation in the pertaining to school institutions. It is there that they will have forts influences in the construction of not only scientific knowledge,...
Ver mais
Abstract: The time spant inside the school is enough great to think that friendship bows that if they form strengthen the importance of the participation in the pertaining to school institutions. It is there that they will have forts influences in the construction of not only scientific knowledge, but also of personal growth in if treating to relationships, of the treatment with the other, to know to coexist the other that possessed different points of view and some times is physically different. The inclusion, a process that will bring changes in all our society, including the System of Education, is a subject studied for professionals of some areas. These focus the professional formation for the work with people with educative necessities special, the adequacy or readequação of the schools, of the methodologies used, on the professional formation and space of job for these people, however, little is thought about the pupils, main focus of our work. Rank this, this work deals with the relationship of children with educative necessities special and its colleagues in regular schools that already had initiated the inclusion process, during the lessons of Physical Education, verifying if it has the respect for the other, the incentive of the colleagues for practical of the activities accomplishing or not it inclusivista philosophy in the pertaining to school segment. This was observed through three visits, which had followed notes placed in the comment fiche. To verify the interaction between the pupils we use the interval method, in which during the time of the lessons of determined physical education we observe if itens of interest for the work had occurred. We can inquire that inclusion process is yes advancing in the schools, however still has the super protection to the pupil with educative special needs
Ver menos
Tem amigo novo na escola
Marina Brasiliano Salerno
Tem amigo novo na escola
Marina Brasiliano Salerno
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra