Circo e ginastica artistica : estudo das pedagogias de ensino e de treinamento no trapezio e na barra fixa
Rodrigo Mallet Duprat
TCC
Português
TCC/UNICAMP D928c
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
65 p.
Orientador: Jorge Sergio Perez Gallardo
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: Este estudo aborda o circo e seus principais eventos históricos, principalmente momentos que caracterizaram, marcaram e enriqueceram a cultura popular. Enfocamos neste trabalho corpos oscilantes, evoluindo em mortais e piruetas planando no ar até serem recepcionados por generosos homens,...
Ver mais
Resumo: Este estudo aborda o circo e seus principais eventos históricos, principalmente momentos que caracterizaram, marcaram e enriqueceram a cultura popular. Enfocamos neste trabalho corpos oscilantes, evoluindo em mortais e piruetas planando no ar até serem recepcionados por generosos homens, finalizando uma seqüência, balanço e elementos aéreos na modalidade trapézio. A partir do século XVII a ginástica vem sendo alvo de incessantes estudos, baseando-se nos princípios das ciências físicas e biológicas, surgindo o Movimento Ginástica Europeu. Há uma preocupação muito grande com a técnica e o gasto energético, buscando o melhor rendimento dos ginastas. A proposta metodológica da presente pesquisa desenvolveu-se a partir da organização histórica dos principais eventos que originaram as artes circenses e a ginástica artística. Num segundo momento, focalizamos o estudo da modalidade "trapézio", na cultura circense, e a barra fixa, em sua forma gimnica, buscou principalmente os processos pedagógicos no ensino e no treinamento envolvido em ambos, dado que estas atividades se constituem no que se denomina de habilidades altamente estruturadas (aquelas que possuem um modelo de execução oferecido pela ciência). Devido à escassez de bibliografias relacionadas a esse tema no circo, aliamos uma pesquisa de campo à pesquisa bibliográfica, através de entrevistas semi estruturadas. Como considerações finais, podemos destacar que em ambos os aparelhos (trapézio e barra fixa), os processos de aquisição de habilidades possuem as mesmas características, possibilitando a transferência entre eles, sendo que a ginástica desenvolveu-se muito, criando recursos tecnológicos que auxiliam em seus estudos, enquanto que o circo permaneceu dentro do mundo das artes e dentre elas as artes contemporâneas, mantendo-se fechado nas suas raízes e tradições. Por fim, concluímos que muitas posições corporais podem ser transportadas de uma modalidade a outra, sendo que muitas das possibilidades de aprendizagem e treinamento na ginástica podem vir a contribuir no ensino de novos elementos no circo, acelerando esse processo
Ver menos
Abstract: This study approaches the circus and its main historical events, mainly moments that had characterized, marked and enriched the popular culture. We focus in this study rocking bodies, evolving in mortals and turns gliding in air until being received for generous men, finishing an aerial...
Ver mais
Abstract: This study approaches the circus and its main historical events, mainly moments that had characterized, marked and enriched the popular culture. We focus in this study rocking bodies, evolving in mortals and turns gliding in air until being received for generous men, finishing an aerial sequence, banding and elements in the modality trapeze. During century XVII the gymnastics comes being white of incessant studies, being based on the principles of physical and biological sciences, appearing European the Gymnastic Movement. It has a very great concern with the technique and the energy expense, searching the best income of the gymnasts. The methodology propose of the present research was developed from the historical organization of the main events that had originated the circus arts and the artistic gymnastics. After, we focus the study the trapeze modality, in the circus culture, and the high bar, in its gymnastic form, we mainly search the pedagogical processes in education and the involved training in both, because these activities constitute, we can called, a highly of structuralized abilities (those that possess a model of execution offered for science ). Due to scarcity of bibliographies related to this subject in the circus, we unite a research of field to the bibliographical research, through semi structuralized interviews. As final considerations, we can detach that in both devices (trapeze and high bar), the processes of acquisition of abilities possess the same characteristics, making possible the transference between them, being that the gymnastics have developed a lot, creating technological resources that assist in its studies, while that the circus, inside remained of the world of the arts and amongst them the arts contemporaries, remaining itself closed in its base and traditions. Finally, we conclude that many corporal positions can be carried from a modality to another one, being that many of the possibilities of learning and training in the gymnastics can come to contribute in the education of new elements in the circus, speeding up this process
Ver menos
Circo e ginastica artistica : estudo das pedagogias de ensino e de treinamento no trapezio e na barra fixa
Rodrigo Mallet Duprat
Circo e ginastica artistica : estudo das pedagogias de ensino e de treinamento no trapezio e na barra fixa
Rodrigo Mallet Duprat
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra