Padrões de interação e usabilidade
Eduardo Cesar Valente
TESE
Português
(Broch.)
T/UNICAMP V234p
Campinas, SP : [s.n.], 2004.
60fl. : il.
Orientador : Hans Kurt Edmund Liesenberg
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Computação
Resumo: No projeto de uma interface de usuário, cada vez mais a atenção está se voltando ao usuário final e às suas necessidades. Com isto, ganham evidência os princípios de usabilidade, para garantir um produto que corresponda às expectativas do usuário e que traga qualidade à solução...
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Resumo: No projeto de uma interface de usuário, cada vez mais a atenção está se voltando ao usuário final e às suas necessidades. Com isto, ganham evidência os princípios de usabilidade, para garantir um produto que corresponda às expectativas do usuário e que traga qualidade à solução apresentada.
Por se tratar de interação entre pessoas e máquinas, a interface de usuário permite interpretações e abordagens diversas e, em algumas situações, conflitantes. Isto se traduz em degradação da qualidade do produto final e em frustração do usuário. Neste trabalho, serão apresentados os Padrões de Projeto, uma técnica de desenvolvimento de interfaces que vem experimentando uma boa aceitação entre os desenvolvedores de software, por privilegiar a usabilidade da interface e documentar a experiência adquirida de projetos anteriores para reuso. Analisaremos os padrões de projeto sob os princípios de usabilidade, verificando qual o diferencial que a utilização de tais padrões pode trazer a um bom projeto de interface de usuário Ver menos
Por se tratar de interação entre pessoas e máquinas, a interface de usuário permite interpretações e abordagens diversas e, em algumas situações, conflitantes. Isto se traduz em degradação da qualidade do produto final e em frustração do usuário. Neste trabalho, serão apresentados os Padrões de Projeto, uma técnica de desenvolvimento de interfaces que vem experimentando uma boa aceitação entre os desenvolvedores de software, por privilegiar a usabilidade da interface e documentar a experiência adquirida de projetos anteriores para reuso. Analisaremos os padrões de projeto sob os princípios de usabilidade, verificando qual o diferencial que a utilização de tais padrões pode trazer a um bom projeto de interface de usuário Ver menos
Abstract: On the design of a user-interface, increases the focus on the user and his needs. Because of that, the usability principles gains evidence, to assure a product that matches the user expectations and brings quality for the presented solution. Because we're dealing with interaction between...
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Abstract: On the design of a user-interface, increases the focus on the user and his needs. Because of that, the usability principles gains evidence, to assure a product that matches the user expectations and brings quality for the presented solution. Because we're dealing with interaction between people and machines, the user-interface allows several, and sometimes, conflicting, interpretations and approaches. This results at a poor quality final product and a user frustrated. In this work, we'll present the Design Patters, an interface design technique that has experimented a good acceptance among software engineering community, enhancing the interface usability and documenting the experience acquired from earlier projects for reuse. We'll analyze the Design Patters under usability principles, verifying what is the differential that the use of this patters can bring to a user-interface good design
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