Influencias da teoria da auto-eficacia e suas contribuições para a atividade docente na educação fisica escolar
Raquel Roselli Stefanini
TCC
Português
TCC/UNICAMP St32i
Campinas, SP : [s.n.], 2003.
69 p.
Orientador: Pedro Jose Winterstein
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica
Resumo: A auto-eficácia do professor é um constructo que os investigadores entendem contribuir de modo importante para a percepção que o professor tem da sua prática e da realização dos seus alunos. Algumas pesquisas apontam que a crença de eficácia pessoal dos professores afeta suas atividades...
Ver mais
Resumo: A auto-eficácia do professor é um constructo que os investigadores entendem contribuir de modo importante para a percepção que o professor tem da sua prática e da realização dos seus alunos. Algumas pesquisas apontam que a crença de eficácia pessoal dos professores afeta suas atividades instrucionais e sua orientação durante o processo educacional. Por isso há uma necessidade de descobrir correlações adicionais sobre a eficácia do professor, assim como entender como essas crenças influenciam as variáveis dos resultados educacionais, as práticas instrucionais ou as crenças e realizações dos alunos. Para um melhor entendimento dessa crença e de suas conseqüências, o presente trabalho tem como objetivos principais identificar e descrever a percepção de auto-eficácia dos professores de Educação Física, analisar a auto-eficácia percebida, segundo a dimensão proposta no trabalho (eficácia pessoal e eficácia no ensino) e analisar a relação do nível das dimensões da auto-eficácia do professor com a variável pessoal em questão (no caso, o tempo de docência do professor). Para tal pesquisa, foram utilizados, além da pesquisa bibliográfica apoiada na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, um questionário com 16 itens que avalia dois fatores: um que é responsável por avaliar o sentido de eficácia pessoal do professor, ou seja, a crença de que possui a capacidade para implementar os comportamentos necessários para fazer o aluno aprender; e o outro fator é a crença do professor em relação à eficácia do ensino ou do seu resultado. Aparece à medida que os professores acreditam que o meio pode ser controlado, ou que podem provocar mudanças nos alunos apesar de fatores extrínsecos
Ver menos
Abstract: Teacher's self-efficacy is a construct that researchers understand that contribute, in an important way, to the teachers' sense of their experiences and their students' achievement. Some researches show that teachers' personal efficacy beliefs affect their instructional activities and...
Ver mais
Abstract: Teacher's self-efficacy is a construct that researchers understand that contribute, in an important way, to the teachers' sense of their experiences and their students' achievement. Some researches show that teachers' personal efficacy beliefs affect their instructional activities and orientation during the educational process, Because of this, there is a need to find out extra correlations about teacher's self efficacy, and understand how these beliefs influence variables of the educational's results, instructional practices or students' beliefs and achievement. For a better comprehension of this beliefs and their consequences, this job has the objectives to identify and describe the Physical Education teacher's self efficacy, according to the dimension proposed on this job ( personal efficacy and teaching efficacy) and analyze the relation between self efficacy level and the personal variable in target (teacher's working time). Bibliography researches based on Bandura's social cognitive theory and a questionary were used to support this job. This questionary has 16 itens that evaluate two factors: the first one is responsible to evaluate the sense of teacher's personal efficacy, which is the belief that he/she has about an ability to implement an indispensable behavior to make students learn; and the second one is the teacher's belief about teaching efficacy, or result efficacy. It shows up when teachers start to believe that environment can be controlled, or when they think that they can change their students, despite of extrinsic factors
Ver menos
Influencias da teoria da auto-eficacia e suas contribuições para a atividade docente na educação fisica escolar
Raquel Roselli Stefanini
Influencias da teoria da auto-eficacia e suas contribuições para a atividade docente na educação fisica escolar
Raquel Roselli Stefanini
Exemplares
Nº de exemplares: 1
Não existem reservas para esta obra