Controle de deslocamento horizontais de um navio-sonda de posicionamento dinamico durante mudança de aproamento
Clovis Antonio Lopes
DISSERTAÇÃO
Português
T/UNICAMP L881c
Campinas, SP : [s.n.], 1990.
[224]f. : il.
Orientadores: Celso Kazuyuki Morooka, Wagner C. Amaral
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica
Resumo: Em uma embarcação tipo navio, dotada de posicionamento Dinâmico, é necessário que as mudanças de aproamento sejam rápidas, para mantê-la em constante alinhamento com as forças ambientais, especialmente as de vento, buscando opor-lhes a menor superfície de ataque possível. Este trabalho,...
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Resumo: Em uma embarcação tipo navio, dotada de posicionamento Dinâmico, é necessário que as mudanças de aproamento sejam rápidas, para mantê-la em constante alinhamento com as forças ambientais, especialmente as de vento, buscando opor-lhes a menor superfície de ataque possível. Este trabalho, assim, estuda o comportamento do navio-sonda SEDCO-472 durante manobras de giro, buscando melhorar seu desempenho através do desenvolvimento de um algoritmo de ajuste dos parâmetros de controle, que possua
implementação simples e que não introduza modificações no controlador existente. Para tanto, foram analisadas as respostas no domínio da frequência e do tempo, e o Lugar das Raízes das funções de transferênciados sistemas Existente e o aqui Proposto. Além
disso, simulou-se o comportamento da embarcação em diferentes condições de mar e sistemas de controle. Observou-se que, com o sistema Proposto, melhora-se os tempos necessários à mudanças de aproamento, em todas as condições de mar verificadas, mantendo-se as premissas de simplicidade de implementação e ausência de modificações no sistema Existente. Conclui-se, por fim, que o sistema, ora em uso, possui resposta excessivamente lenta à mudanças de aproamento, permitindo, no entanto, significativo aumento dos valores de seus parâmetros de controle, sem que isto acarrete a instabilidade do sistema Ver menos
implementação simples e que não introduza modificações no controlador existente. Para tanto, foram analisadas as respostas no domínio da frequência e do tempo, e o Lugar das Raízes das funções de transferênciados sistemas Existente e o aqui Proposto. Além
disso, simulou-se o comportamento da embarcação em diferentes condições de mar e sistemas de controle. Observou-se que, com o sistema Proposto, melhora-se os tempos necessários à mudanças de aproamento, em todas as condições de mar verificadas, mantendo-se as premissas de simplicidade de implementação e ausência de modificações no sistema Existente. Conclui-se, por fim, que o sistema, ora em uso, possui resposta excessivamente lenta à mudanças de aproamento, permitindo, no entanto, significativo aumento dos valores de seus parâmetros de controle, sem que isto acarrete a instabilidade do sistema Ver menos
Abstract: Not informed.
Controle de deslocamento horizontais de um navio-sonda de posicionamento dinamico durante mudança de aproamento
Clovis Antonio Lopes
Controle de deslocamento horizontais de um navio-sonda de posicionamento dinamico durante mudança de aproamento
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